Como conseqüência, em 1996, é publicada a ISO 14001 (única norma certificável da série), além da 14004, 14010 e 14011, traduzidas para o português pela ABNT, na série NBR ISO 14000, válidos à partir de ... Para o ano 2000 está prevista a revisão das Normas ISO 14000.
Recapitulando
de 1993
O conjunto ISO 14000 é formado pelas seguintes normas: ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa. ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais.
A Família das Normas da Série ISO 14000
Quanto à Série de Normas ISO 9000, podemos afirmar: ... d) As normas ISO 9000 e a ISO 14000 são conhecidas como normas genéricas do sistema de gestão da saúde.
O certificado ISO 9000 é formado pelas normas 9001, 9004 e 19011 e pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Elas têm como objetivo otimizar os processos que fazem parte da gestão de qualidade de um produto ou serviço de modo a trazer a satisfação dos clientes.
O ISO 9000 permite que a empresa passe por uma mudança que será voltada para a gestão com qualidade total. A qualidade total significa ter excelência organizacional e satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Uma produção com qualidade demanda corte de gastos, o que gera um preço final menor.
ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações que visam ajudar empresas a implementarem processos de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. O foco da ISO 9000 é o processo e não o produto. Seu objetivo é garantir que o processo produtivo esteja sendo seguido à risca, garantindo, assim, a qualidade do produto.
Tudo com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos. ... O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.
Sistemas de qualidade. Um sistema de qualidade é um mecanismo que coordena e mantém as atividades necessárias para garantir que as características de produtos, processos ou serviços estejam dentro de certos limites.
1.
Podemos dizer que um ERP é um sistema – normalmente dividido em módulos – que tem o objetivo de integrar as informações de diversas áreas da empresa para auxiliar na tomada de decisões táticas e estratégicas, trazer mais eficiência e controle aos processos e, consequentemente, reduzir custos operacionais.
Isso inclui rotinas de processamento, armazenamento, classificação, identificação e compartilhamento de registros, sejam eles digitais ou físicos. O principal objetivo de uma política de gestão da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade.
Aumento de produtividade Consequentemente, a gestão da informação eleva a produtividade dos times. Além disso, esse gerenciamento possibilita o melhor aproveitamento dos recursos humanos conforme as estratégias do negócio. Assim, os colaboradores atuam com maior eficiência e a empresa se torna mais ágil.
Na definição de Davenport (1997), um processo genérico de gestão da informação (GI) é composto de quatro fases: determinação dos requisitos ou necessidades de informação; captura; distribuição; e uso das informações.
A informação assume atualmente uma importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, onde a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades ...
A informação protegida proporciona a organização tomar decisões precisas para os seus negócios. ... Esta informação, que é um conhecimento que a organização adquire através de um processamento de um conjunto de dados, também é a principal ferramenta adquirida que dispões de um grande valor de mercado.