O iodo é perdido durante o procedimento, por isso, o sal refinado é acrescido de iodo, que é utilizado para prevenir o bócio (aumento da tireóide) como uma medida de saúde pública. O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado - ele tem um leve sabor adocicado.
O sal iodado, consumido com moderação (menos de 5 gramas por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde), é parte de uma dieta saudável, inclusive porque contribui para a prevenção da deficiência de iodo no organismo.
Ao comprar o sal, observe se ele é iodado e se está dentro do prazo de validade. Guarde o sal iodado na embalagem, dentro de um pote fechado, sempre em local fresco e ventilado, longe do calor e de lugares úmidos.
Sal Kosher: pelo fato de remover rapidamente o sangue das carnes, é utilizado para preparar carnes kosher. A dissolução não é tão rápida quanto o sal refinado e ele não é acrescido de iodo.
No Brasil, o micronutriente iodo adicionado ao sal é, na verdade, o iodato de potássio. Essa iodação é de iniciativa privada e deve ser fiscalizada pelos estados, territórios e municípios.
5 - Sal marinho 1 grama de sal marinho conta com 390 mg de sódio e 0,025 mg de iodo.
O sal comum contem 60mg de iodo o (sal rosa ou negro do Himalaia contem de 15 a 45 mg) e os limites de adição de iodo no sal recomendados pela OMS ficam entre 20 mg e 40mg para países em que a população consume uma média de 10g de sal por dia.
Os dois são exatamente a mesma substância: cloreto de sódio. A diferença está no tamanho dos cristais. Enquanto o sal grosso tem grãos maiores, o sal refinado de mesa costuma ser um pó com cristais quase invisíveis.
Os defensores afirmam que o sal rosa tem mais minerais do que o tradicional, mas é improvável que você obtenha benefícios extras de saúde ao comê-lo. Segundo o especialista, o sal rosa do Himalaia é nutricionalmente muito parecido com o sal marinho. A diferença é que ele é mais bonito e mais caro.
Como saber se o sal rosa é verdadeiro ou falso?
O sal do Himalaia contém mais minerais Como você pode ver, o sal de mesa pode ter mais sódio, mas o sal do Himalaia contém mais cálcio, potássio, magnésio e ferro (confira aqui estudo a respeito: 4). No entanto, a quantidade desses minerais no sal rosa do Himalaia é muito pequena.
- Para cozinhar: Substitua o sal refinado pelo Sal Rosa usando moedores; - Para cozinhar e servir: Placas de sal podem ser usadas como travessas que podem ser refrigeradas ou congeladas para servir sushi, vegetais, queijos, sobremesas frias e até mesmo sorvetes.
Confira agora 5 benefícios do Sal Rosa do Himalaia:
O sal do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não ser refinado, ele preserva os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano. O sal rosa do Himalaia possui alto poder desintoxicante, ajudando a eliminar as toxinas do corpo e purificar o sangue.
Ao contrário, outros afirmam que ele pode trazer malefícios para a saúde como o aumento da pressão arterial. O sódio (sal) está presente em vários alimentos naturais normalmente em uma proporção menor do que outros minerais como o potássio, por exemplo.
A Organização Mundial da Saúde – OMS – recomenda o consumo de, no máximo, 5 gramas de sal branco por dia....Sal rosa ou sal branco: qual escolher?