Adjetivo de carteiro: pontual, trabalhador, dedicado, saudável.
"A bruxa era feia." ➡ O adjetivo é "feia". "A bruxa era inteligente." ➡ O adjetivo é "inteligente". "A bruxa era velha." ➡ O adjetivo é "velha". "A bruxa era nariguda." ➡ O adjetivo é "nariguda".
Para os homens a tatuagem de índia representa a proteção dos deuses indígenas bem como a bravura e a garra de um guerreiro que vai à luta diariamente. Representa a determinação em atingir os seus sonhos, superando os diversos obstáculos que surgem em seu caminho.
Significado de Índia Índia é o feminino de índio. O mesmo que: indiana, indiática, índica, nativa.
São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.
Para mim Ser índio é ter coragem de lutar e com a luta unir seu povo. Ser índio é ter orgulho de sua identidade e com ela fortalecer sua cultura. Ser índio é tornar mais forte o seu povo e reviver a sua inteligência. Ser índio é não ter aquilo que não gosta e ter aquilo que lhe pertence.
Não! Os povos indígenas são diferentes. A diferença ocorre porque muitas tribos tem hábitos diferentes. Algumas comem apenas peixe, outras comem animais diversos, e tem também aquelas que criam gado para o consumo próprio.
Tupi
Observou-se também um percentual de 17,5% que não falava o português. O percentual de indígenas que falava a língua indígena no domicílio aumenta para 57,3% quando consideramos somente aqueles que viviam dentro das Terras Indígenas, da mesma forma aumenta para 28,8% o percentual daqueles que não falavam o português.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 293,9 mil índios falam pelo menos um dos 274 idiomas indígenas no país. O português é falado fora dos domicílios por 605,2 mil índios. O estudo, divulgado nesta sexta-feira (10), tem como base as informações coletadas no Censo 2010.
De acordo com o Censo, que leva em consideração pessoas com mais de 5 anos de idade que usam o idioma em seu próprio domicílio, as línguas mais usadas no Brasil são o tikuna (com 34 mil falantes), o guarani kaiowá (com 26,5 mil), o kaingang (22 mil), o xavante (13,3 mil) e o yanomami (12,7 mil).