Uniforme como EPI Se uma empresa obriga a utilização de uniforme para certos profissionais por considerar seu uso um Equipamento de Proteção Individual (EPI), este deve possuir um Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (MTE) e o seu uso passa a ser regulamentado pela Norma Regulamentar (NR) 6.
Não deixar as peças de molho por mais tempo que o normal, caso o molho seja recomendado. Não deixar residual de sabão nas peças, enxaguar bem. Optar por colocar as peças para secar em locais bem ventilados, preferencialmente na sombra. Prestar atenção ao formato da peça ao colocá-la para secar para não a deformar.
A diferença entre os dois está no C.A. A vestimenta profissional possui o certificado de aprovação e tem como objetivo proteger o trabalhador contra riscos no ambiente de trabalho. Já o uniforme profissional não é considerado EPI.
FARDAMENTO nada mais é do que o uniforme completo. O fardamento é usado em diversos segmentos como na área da saúde, no exército, na aeronáutica, na marinha e até em algumas instituições governamentais, além de empresas privadas.
O uniforme facilita a identificação do funcionário e gera um sentimento de pertencimento à equipe, promovendo uma maior integração e igualdade. A vestimenta padrão também pode garantir a segurança do trabalho, dependendo da profissão.
EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
O Certificado de Aprovação Antes de ser destinado ao comércios, os EPI's devem passar por diversos testes para se comprovar sua qualidade, e mediante à aprovação nesses testes, cada EPI recebe seu Certificado de Aprovação (CA).
Máscara de proteção respiratória (por exemplo N. 95)
Importância do EPI O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. ... É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.