Chutar o balde Não há registro confirmado, mas alguns estudiosos afirmam que a origem dessa expressão está na execução pela forca. No passado, os condenados ficavam em pé sobre um bloco, colocavam a corda ao redor do pescoço, e aí o bloco era retirado para que ele fosse enforcado.
Como definição ou origem encontrei: satisfazer as necessidades fisiológicas no quintal, protegido pelos pés de frutas. Com certeza de uma época em que não existiam privadas, nem banheiros. Deve ser daí que a expressão pegou. Num texto de Kledir Ramil (dupla Kleiton e Kledir) encontrei: "Ir aos pés, no RS, é fazer cocô.
* Em tempo: o ditado "Foi para Portugal, perdeu o lugar" teve origem nas primeiras décadas do século 20, quando muitos portugueses imigraram ao Brasil em busca de trabalho. ... Quem decidisse voltar a Portugal por algum motivo, com certeza perderia o lugar.
O que tem valor insignificante é de meia-tigela. A expressão veio da época da monarquia portuguesa. Ao povo da corte (criados, pajens, oficiais) que não morava no palácio servia-se comida observando as rações previstas no “Livro da Cozinha del Rei”.
Botar o galho dentro , coloq : a) não manifestar (sentimento ou opinião); recolher-se, retrair-se; b) tornar-se covarde, medroso; acovardar-se; c) prevenir-se contra a ocorrência de danos ou males; acautelar-se.
Significa pessoa de má índole ou uma situação ruim.
A expressão, que significa que alguém estaria escondendo algo, tem sua origem em um truque realizado pelos escravos para melhor se alimentarem.
A expressão refere-se ao “arco da velha aliança” bíblico, simbolizado pelo arco-íris. Segundo o livro do Gênesis, logo após o Dilúvio, Deus propôs a Noé uma aliança entre Ele e os homens, simbolizada por um arco-íris que surgiu no céu.
Outra expressão presente em diversos idiomas é “ovelha negra”. ... A sua origem está na criação de ovelhas, quando uma ovelha negra ocasionalmente nascia em um rebanho de ovelhas brancas e cuja lã negra não era considerada desejável do ponto de vista comercial porque não podia ser tingida.
As artes cênicas também conhecidas como arte performática compreendem a prática e o estudo de todas as formas de expressão artística que envolvem representação no palco, tais como teatro, ópera, dança e circo. Esse tipo de arte se desenvolve em palcos ou em locais destinados para o público espectador.
Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…