De uma forma mais complexa, os músculos trabalhados, nesse caso, são o bíceps femoral, músculo sartório, grácil, semitendinoso e semimembranoso, posicionados na coxa. Todo esse trabalho de flexão de joelhos, se associado a uma ligeira sobrecarga, consegue fortalecer os músculos citados.
Mantenha seu corpo em uma linha reta e seus cotovelos perto do corpo, dobrando os braços e inclinando-se até completar o movimento. Deixe os joelhos apoiados no colchonete ou chão e mantenha os braços um pouco mais abertos do que a largura do ombro. Flexione os cotovelos e incline-se até próximo ao chão.
Tríceps testa, corda, francês ou mergulho podem muito bem complementar seus treinos de tríceps, mas se quer otimizar a flexão faça questão de focar no tríceps supinado.
Livros didáticos. Livros grossos e pesados são bons substitutos para os halteres em casa, já que você pode encontrá-los no escritório ou em qualquer lugar. Se deseja exercitar os dois braços ao mesmo tempo, encontre livros com peso aproximadamente igual.
Principais músculos trabalhados
O principal “risco” ao fazer qualquer exercício (não só flexões) todos os dias é que com o tempo o corpo tende a se adaptar e você não vai continuar tendo os mesmos resultados. Isso também é chamado de estagnação muscular e ocorre quando seus músculos se tornam eficientes em realizar uma tarefa repetitiva.
Os exercícios abdominais em geral trabalham apenas os quatro principais músculos do abdômen – transverso abdominal, reto abdominal, oblíquo interno e oblíquo externo.
A parte abdominal é constituída por músculos: reto abdominal, oblíquo interno e externo, e os músculos transversos, e esse conjunto muscular possuem a função de manter a movimentação da coluna lombar, sustentar as vísceras e manter o equilíbrio e postura.
Os músculos abdominais possuem primordialmente a função de proteger os órgãos internos da cavidade abdominal. Além disso, têm o papel de estabilizar a coluna para prevenir lesões musculares e discais (afinal, utilizamos a coluna o dia todo, em todas as atividades que vamos realizar).
O abdominal oblíquo é o melhor deles pois além de trabalhar o músculo reto abdominal e os transversos, também exercita, como o próprio nome diz, os oblíquos internos e externos por causa do movimento de inclinação do tronco. Para praticar o exercício, deite-se no chão e garanta o apoio da coluna.
Segundo o estudo, os melhores exercícios abdominais são:
Desvende 10 segredos para ter o abdômen perfeito
Contração Abdominal em Isometria Peça ao aluno para inspirar parado e inspirando contrair o abdômen e segurar a contração por aproximadamente 20 segundos, em seguida descansar. Repita isso por mais três vezes.