Após a prisão de Jesus, Pedro de fato negou conhecer Jesus três vezes, mas, após a terceira, ele ouviu o galo e se lembrou da profecia quando Jesus se virou e olhou diretamente para ele. Pedro então começou a chorar amargamente.
Quando chegaram a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o tributo das duas dracmas e lhe perguntaram: “O vosso mestre não paga as duas dracmas?” Pedro respondeu: “Paga”. E quando Pedro entrou em casa, Jesus antecipou-se-lhe, dizendo: “Que te parece, Simão?
Na créia de Mt 17:24-26, Jesus é o filósofo que fala a respeito do pagamento do imposto do Templo. ... Uma controvérsia semelhante a respeito do imposto entre o Jesus Histórico e autoridades religiosas de sua época pode até ter ocorrido em algum ponto de sua vida, mas não necessariamente como Mateus nos apresenta.
Nos tempos bíblicos também existiu crise. Quando o apóstolo Pedro teve dificuldade para pagar impostos para manutenção do Templo, ele foi atrás de Jesus, que o orientou a ir buscar o dinheiro na boca do peixe que ele fisgasse. Essa orientação de Jesus significa que Ele dava valor ao Templo, à Casa de Deus.
substantivo feminino Moeda de prata da Grécia antiga, no valor de duas dracmas. Etimologia (origem da palavra didracma). Do latim didrachma.
Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.
Portanto a afirmação de Jesus de que tudo que seus apóstolos ligassem ou desligassem na terra, seria ligado ou desligado no céu em Mateus 18:18 é provavelmente, apenas uma adoção de uma frase popular no momento.
Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.