Os gases nobres compreendem os elementos hélio (Z=10), argônio (Z=18), criptônio (Z=36), xenônio (Z=54) e radônio (Z=86)....Convenção Cerne do Gás Nobre.
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
A explicação da baixa reatividade dos gases nobres se fundamenta pela regra do octeto, ou seja, é preciso que os elementos tenham oito elétrons em sua última camada para adquirirem estabilidade. No caso dos gases nobres, todos, com exceção do hélio, têm configuração na última camada do tipo ns2np6.
A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui. Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelos elétrons mais afastados e, então, menor a eletronegatividade. Na tabela periódica, os gases nobres não são considerados, já que não têm tendência a ganhar ou perder elétrons.
Resposta. Boa tarde, porque os gases nobres, já estão estáveis. Isso significa que a regra do octeto, onde há a necessidade de 8 elétrons na camada de Valência, já está estabelecida.
A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a última camada completa, ou seja, com o número máximo de elétrons que essa camada pode conter, enquanto última.
De acordo com a teoria do octeto, um átomo adquire estabilidade quando alcança a quantia de dois ou oito elétrons na camada de valência durante a realização de uma ligação química com um ou mais átomos.
Resposta. Para atingir tal estabilidade sugerida pela regra do octeto cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência,desse modo temos a estabilidade química .
Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável. ... Assim, para que átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual a de um gás nobre é necessário que o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. ... Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons.
A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.
Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.