No Brasil, a mortadela tradicional é um embutido feito à base de carnes suína e bovina. Sempre que carnes diferentes – como peru ou frango – entram na receita, a lei exige menção na embalagem.
Carne mecanicamente separada de ave, gordura suína, carne suína, água, carne de ave, pele suína, sal, amido, proteína de soja, glicose desidratada, açúcar, alho, coentro, amido modificado, extrato de levedura, noz-moscada, canela, cravo, estabilizante: tripolifosfato de sódio e difosfato dissódico, realçador de sabor: ...
Como é feita a mortadela Durante a fabricação, a carne é cortada em pedaços e triturada várias vezes, até que se transforme em uma pasta cremosa. Esse processo dura de 5 a 15 minutos. Na sequência essa massa é embutida em invólucros naturais ou artificiais, as chamadas “tripas”.
A mortadela é uma das salsichas realmente difíceis de resistir. Seu aroma, seu sabor, sua fragrância nos atraem para comê-lo, mas comer mortadela todos os dias, assim como qualquer outro alimento, não é recomendado, porque, para permanecer saudável, nosso corpo precisa de muitas substâncias que não podem ser contidas.
Embutidos Se vencidos, eles devem ser descartados mesmo quando estão conservados na geladeira. O consumo desses produtos vencidos pode causar botulismo, um tipo raro, mas grave, de envenenamento por toxinas produzidas por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.
No caso de presunto, mortadela e afins, um indicativo de que o produto não deve mais ser consumido é o cheiro, já que o odor fétido é um forte sinal de presença de bactérias. Além disso, evite consumir esses alimentos se eles estiverem com uma textura diferente, se estiverem viscosos ou duros demais.
5 dias
No café passa desapercebido para muitas pessoas, e é fácil se enganar, porque o maior problema é que café nunca “estraga”, ele apenas envelhece.
Se for guardado corretamente, o chá solto tem um prazo de validade de cerca de 12 meses. Um chá que já passou o seu prazo de validade pode ser utilizado para fertilizar as plantas ou como inibidor de odores no frigorífico. 5 em cada 6 americanos consome chá diariamente.
A formação do gosto amargo em queijos é considerada um defeito de origem tecnológica, que pode levar à rejeição do produto pelo consumidor, consequentemente, gera prejuízos à indústria queijeira.
Como reconheço se um Gorgonzola está ruim?
É muito fácil saber se o leite está estragado: seu cheiro não é agradável, sua consistência se altera, seu sabor se torna desagradável já no primeiro gole. Mas e o queijo? Bons queijos as vezes tem buracos, cheiram mal e tem “cara” de estarem passados, apodrecidos.
20 dias
A pastagem ou a saúde das vacas tem capacidade de alterar o sabor do queijo, mas não o torna amargo. O uso inadequado do coalho, porém, pode ser o motivo. Utilizada em excesso, a substância líquida degrada a proteína e provoca o amargor no sabor do derivado do leite.
O passo a passo não tem mistérios: – Compre um queijo da sua preferência em pedaço. – Rale ele com o ralador (usei um desses de cozinha mesmo, que é usado para ralar cenoura – por exemplo). – Coloque nos potinhos que você tem e pronto!
Evite processar queijos mais macios como a mussarela....Use uma faca de cozinha afiada para cortar pequenos pedaços.
Observa-se que para produzir 1 kg de queijo mussarela foram gastos 10,5 litros de leite, o rendimento ajustado foi de 5,6 litros de leite para 1 kg de de extrato seco do queijo.
para mussarela ralada... alguma dica para ela não ficar "grudando" ? Você pode adicionar semolina na mistura da mussarela, assim ela não irá grudar.