A emergência é considerada uma situação em que a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Em situações de emergência, devem ser tomadas medidas súbitas, para evitar que a situação se agrave.
Cuidados e conhecimentos em urgência e emergência em enfermagem
Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a ...
Princípios básicos: 1. Em primeiro lugar o socorrista deve proteger-se do perigo, procurando usar o bom senso. Evitar a todo o custo que surja mais uma vítima: o próprio socorrista; 2. Cumprir as precauções universais evitando infecções cruzadas usando dispositivos de barreira ou de proteção; 3.
O exame primário tem por objetivo identificar e manejar situações que ameaçam a vida desta vítima. Ele é realizado sem movimentar a vítima da sua posição inicial, com exceção dos casos em que haja necessidade de intervir em alguns passos, como por exemplo, na desobstrução das vias aéreas.
Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).
O objetivo do exame primário é detetar a existência de situações que possam colocar em perigo imediato a vida da vítima, ou seja, situações de compromisso das funções vitais.
É o exame realizado após o exame primário, e tem por finalidade examinar todo o corpo por meio da palpação e inspeção.
Você deverá posicionar a vítima deitada e preferencialmente com a região do machucado elevada. Limpe a ferida, mas não internamente. Faça pressão contínua por cerca de 20 minutos para estancar o sangramento.