3) Qual a preocupação da TGA? - A TGA se ocupa do conhecimento e estudo da administração em geral, ela busca ensinar o que deve ser feito em determinadas circunstâncias ou ambientes.
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
Já a TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas. ... A TGA trata do estudo da Administração das organizações.
A Teoria Geral da Administração (TGA), apesar de ser um estudo relativamente antigo, tem se ocupado com bastante utilidade na administração, inclusive até os dias de hoje. É através da interrelação de variáveis como essas, que o gestor obterá uma visão mais abrangente do negócio a ser administrado. ...
A função do profissional de Administração no âmbito de uma empresa é, basicamente, gerenciar o cotidiano da sociedade e se responsabilizar pelo planejamento e execução de estratégias que auxiliem a empresa a alcançar seus objetivos e metas.
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A História nos permite viajar para diferentes períodos da vida humana e conhecer o passado. Ao mesmo tempo, construímos elos de aprendizado com o passado e eles resultam em mudanças no presente. ...
Em resumo, a administração por objetivos é um processo em que os objetivos, planos e sistema de controle da organização são definidos pela gerência e pelos colaboradores em conjunto.
A administração por objetivos, ou APO, se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar. Em sua origem, essa ideia foi desenvolvida por Alfred Sloan na década de 1920, baseando-se em práticas administrativas existentes na companhia DuPont.
A Administração por Objetivos (APO) foi um método desenvolvido por Peter F. Seu termo foi usado pela primeira vez em 1954 através do livro “The practice of Management” (em tradução livre: “A prática da Administração”), escrito por Peter F. ... Drucker.
O que é a Teoria da Administração por Objetivos Baseada nas práticas administrativas de Alfred Sloan, durante a década de 1920, a teoria foi desenvolvida por Peter Drucker e publicada no livro “The Practice of Management” em 1954.
A evolução da administração com a era da informação e do conhecimento, globalização, sustentabilidade e responsabilidade social, quarta revolução industrial e a crescente onda de novos empreendimentos são exemplos de mudanças às quais as empresas precisaram e ainda precisam se adaptar.
A administração rural surgiu no começo do século XX junto às universidades de ciências agrárias, na Inglaterra e Estados Unidos. Essa prática surge com a preocupação de sobretudo, analisar, a credibilidade econômica e técnicas agrícolas.
Frederick W. Taylor
Peter Drucker
O estudo das organizações começou ainda no século XIX, mas foi no início do século XX que se desenvolveu e deu origem à Administração como ciência, na busca de oferecer respostas aos principais problemas organizacionais de cada época.
História da profissão – CFA. Os cursos de Administração no Brasil têm uma história muito curta, principalmente se comparamos com os EUA, onde os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881.