Natureza e cultura podem ser pensadas como pólos opostos: Enquanto a natureza é regida pelas leis de causalidade, necessidade e universalidade, na cultura temos liberdade, autonomia e escolha. A natureza é sempre uma. A cultura é múltipla, se modifica no tempo e no espaço, produz história.
Sobre a disciplina de Estudos Socio antropológicos, vemos claramente que consiste em uma tentativa de associar os conhecimentos de Sociologia com os de Antropologia, dessa forma, é importante marcar quais os principais objetos de estudo de cada uma destas Ciências. ... A sociedade e a cultura. e. A sociedade e a família.
A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.
Através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
Podemos citar a Revolução Industrial como principal pilar para a sociologia existir, pois, a partir dela que ocorreram mudanças sociais, econômicas e políticas. ... Assim, criaram uma ciência que estudasse essas mudanças na vida cotidiana, a Sociologia.
Como a Educação Física lida com seres humanos, a dimensão sócio antropológica busca argumentação nas ciências sociais para tentar compreender o movimento do homem em diferentes contextos, diferentes grupos sociais e em diferentes situações.
Com a reflexão filosófica e suporte teóricos da antropologia filosófica, a Educação Física necessita dessa reflexão, pois, o corpo humano como fenômeno se refaz fora dos limites do organismo puro e simples e além do dualismo antropológico.
A Sociologia surgiu na França com as ideias de Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política deixada pela Revolução Francesa e por fatores que mudaram a configuração social europeia.
Resposta. acontecimentos históricos, ocorridos a partir do século XV, que a influenciaram o surgimento da sociologia foram : O Renascimento, a Revolução Científica, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da Sociologia foram: a Revolução Francesa e a Revolução dos Cravos em Portugal. a Revolução Russa e a Revolução Inglesa. a Revolução Mexicana e a Revolução Francesa.
a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
O fato histórico é estudado através de vestígios e documentos. As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores.