Existem várias formas de caracterizar um conjunto de dados. As formas mais simples estatisticamente falando, são as medidas de tendência central: moda, média e mediana.
Numa pesquisa estatística, as medidas de tendência central servem para determinar o número central. As medidas de tendência central são: média, moda e mediana.
Em estatística, uma tendência central (ou, normalmente, uma medida de tendência central) é um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade. As medidas de tendência central mais comuns são a média aritmética, a mediana e moda.
Entre as medidas de tendência central de um conjunto de dados, a moda pode ter dois ou mais valores (modal, bimodal, multimodal..)
R: A medida que deve ser escolhida é a “média”, pois ela é o ponto de equilíbrio de uma amostra que tenha dados próximos entre si. A “mediana” só seria utilizada se a amostra tivesse dados muito diferentes (distantes) entre si.
A média aritmética é a medida de tendência central mais conhecida e mais utilizada para representar um conjunto de valores. Ela pode ser dividida em dois tipos: a média aritmética simples e a média aritmética ponderada.
Assim, um único valor bastante acima dos demais valores de uma variável deslocou a média para um valor acima de todos os outros valores da variável. Aqui temos um caso de valores extremos influenciando a média. Uma medida de tendência central que não é influenciada por valores extremos é a mediana.