Os substantivos originados de um adjetivo são escritos com: “EZA”. Os adjetivos femininos que indicam lugar de origem e título de nobreza são escritos com “ESA”.
Orientações:
Sugestão: as palavras terminadas em -esa são adjetivos pátrios e títulos de nobreza no feminino. As terminadas em -eza são substantivos derivados de adjetivos.
São grafadas com o sufixo "isa" as palavras que indicam ocupações femininas: poetisa, profetisa, papisa, sacerdotisa, pitonisa. ... Os sufixos "ez" e "eza" são empregados para formar nomes abstratos que derivam de adjetivos.
Os sufixos -ez e -eza são encontrados em palavras como acidez, liquidez, nudez, fraqueza, beleza, pobreza, etc. Logo, podemos deduzir que a regra para o uso desses sufixos é combiná-los com adjetivos para construir seus substantivos abstratos.
No caso o sufixo -eza é usado para que você possar transformar adjetivos em substantivos abstratos, tendo em vista a qualidade ou o estado de algo. Podemos citar como exemplo a palavra belo que é um substantivo e com a adição do -eza, a palavra fica beleza que é transformada em um adjetivo e demonstra uma qualidade.
impurezaimpureza | n. f. | n. f. pl....im·pu·re·za |ê|
substantivo feminino Característica, particularidade ou condição de quem é parvo; imbecilidade. Ação ou comportamento particular de parvo; parvoiçada.
Significa vergonha, vil, infâmia, obscenidade, corrupção, baixeza. E muito mais do que as inconveniências das piadinhas sujas e palavreados de baixo calão. Vai um pouco além da explicação que os dicionários em português nos dão. Segundo a definição bíblica, ser uma pessoa torpe é falar e agir no papel do vilão.
Significado de Impudicícia substantivo feminino Caráter de uma pessoa ou de uma coisa impudica. Ato, palavra impudica. Lascívia.
Qualidade do que é cúpido. 2. Ambição; cobiça.
Significado de Opróbrio substantivo masculino Vergonha pública; desonra que acorre publicamente. Comportamento ou palavra que humilha, avilta. O que causa humilhação; que humilha, degrada, desdenha.
Uma das morais da fábula é: Cuidado com a cupidez. O sentido da palavra cupidez na moral dessa fábula é de: cobiça, desejo, vontade, ambição. Cúpido é aquele que é tomado por uma cobiça imensa, que demonstra um desejo ardente por algo.
Ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que se admira para si próprio. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. ... No Cristianismo, ganância é um dos sete pecados capitais, opondo-se à generosidade.
Ambição: um forte desejo de conseguir alguma coisa ou de fazer algo, costuma demandar trabalho duro e determinação. Ganância: desejo egoísta e intenso por alguma coisa, especialmente poder, riqueza, ou comida.
Ao contrário do que muita gente pensa, ter ambição não é uma característica negativa, muito menos um insulto. Isso acontece porque é comum ligarmos a ambição à ganância.
Abaixo, estão os versículos mais populares de ambição. Veja: Filipenses 2:3 – “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Tiago 3:14 – “Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade”.