A estenose tricúspide é o estreitamento do orifício tricúspide que obstrui o fluxo sanguíneo do AD para o ventrículo direito. Quase todos os casos são decorrentes de febre reumática. Os sintomas incluem desconforto tremulante no pescoço, fadiga, pele fria e desconforto abdominal no hipocôndrio direito.
A regurgitação tricúspide é o refluxo de sangue pela válvula tricúspide cada vez que o ventrículo direito se contrai. A regurgitação tricúspide é causada por distúrbios que provocam o crescimento do ventrículo direito. Os sintomas são indefinidos, como fraqueza e fadiga.
(Insuficiência tricúspide) Regurgitação tricúspide (RT) é a insuficiência da valva tricúspide, que provoca fluxo sanguíneo do ventrículo direito para AD durante a sístole. A causa mais comum é a dilatação do ventrículo direito.
Quer dizer que a valva tricúspide, que fica do lado direito do coração, deixa escapar um pouquinho de sangue no sentido inverso. Em geral quando leve não significa nenhum problema sério, mas é importante avaliar se a estrutura da valva é normal, bem como se existe alguma doença associada.
A insuficiência mitral, também chamada de regurgitação mitral, acontece quando existe um defeito na válvula mitral, que é uma estrutura do coração que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.
No interior do coração, quatro válvulas se abrem e se fecham em uma sequência precisa para manter o sangue fluindo na direção certa. Duas das válvulas cardíacas controlam o fluxo de sangue das câmaras superiores do coração, ou átrios, para as câmaras inferiores, ou ventrículos.
Existem duas valvas atrioventriculares que separam os átrios (aurículas) esquerdo e direito de seus respectivos ventrículos, e duas valvas semilunares que controlam a liberação do sangue designado para os pulmões e para a aorta, deixando o coração.