O propósito da obra é advertir os cristãos contra os ensinamentos dos falsos mestres, exortando-os a continuar crescendo na fé e no conhecimento de Cristo, o que demonstra uma forte semelhança com a epístola de Judas.
As duas epístolas fazem parte do Novo Testamento e a autoria se identifica claramente como Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, que as escreveu no período entre 60 e 65 DC.
As cartas teriam sido escritas nos anos finais da vida de João por volta de 80 e 95 DC. O autor escreve essa carta direcionada aos cristãos que estavam em risco de serem enganados por falsos mestres (naquela época, obviamente, não havia um Novo Testamento completo onde os crentes podiam consultar).
Dirige esta segunda epístola para a “senhora eleita e seus filhos”, indicando que a receptora era uma mulher cristã cujos filhos perseveravam na fé (v. 4). Ele até inclui saudações de suas sobrinhas e sobrinhos (13). Mas esta interpretação, não tem conseguido ser a opinião da maioria dos estudiosos da Bíblia.
Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. ... Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
O rei da Síria declarou guerra a Israel. No entanto, todas as vezes que eles armavam emboscadas, o profeta Eliseu avisava o povo, e o rei da Síria se enfureceu com isto. Durante a noite, seu exército cercou a cidade onde o profeta vivia.
Esse é o primeiro e grande sinal, a primeira e grande prova. Quem realmente diz amar ao Senhor deve cumprir com Seus mandamentos, com o que Ele ordena em Sua Palavra. Assim está escrito em João 2.
Texto Principal - “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:7-8).
"Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são…”
Ter por qualquer um a mesma compaixão que dispensaríamos às pessoas queridas e a nós mesmos é o caminho para amar a Deus, já que o amor por Ele e pelos seus filhos é o mandamento mais importante que Ele nos deixou. Deve-se amar sobretudo a Jesus Cristo — não há como chegar ao Pai senão pelo Filho.
#1 Em primeiro lugar, é necessário você reconhecer que Deus é Criador de todas as coisas e Senhor absoluto sobre tudo que existe! No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
5 maneiras de sentir o amor de Deus
A seguir consideraremos algumas delas.
O amor de Deus excede todo o nosso entendimento e nossas expectativas. É algo sublime, eterno e singelo, sendo assim a sua essência. Por causa de seu amor Deus nos traz a salvação, a libertação, a cura, dentre outras bençãos.
A Bíblia diz: Se nós amamos a Deus, também temos que amar o nosso próximo. Então, podemos demostrar amor sendo gentis e compreensivos uns com os outros. Tendo empatia e ajudando como for possível, quando o outro estiver aflito ou com problemas. Ou fazendo o outro sorrir quando estiver triste.
É preciso demonstrar
40 formas de demonstrar o seu amor
12 pequenas formas de demonstrar amor todo dia sem precisar dizer "eu te amo”