As funções inorgânicas compreendem uma grande quantidade de compostos e espécies químicas que podem se dividir em Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Com isso, é inerente que seu estudo compreenda uma série de aspectos microscópicos e macroscópicos que possuem aplicações nos campos da Engenharia, Medicina, Farmácia, etc.
Os sais derivam da reação de um ácido ou óxido com uma base. Os sais sem oxigênio mudam a terminação IDRICO para a terminação ETO. ... CaS – sulfeto de cálcio, vem do ácido sulfídrico. RbH – fluoreto de rubídio, vem do ácido fluorídrico.
Conceitos de ácidos e bases Segundo Arrhenius, os ácidos são substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente H+. Enquanto isso, as bases são substâncias que sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH- (hidroxila)./span>
Funções inorgânicas
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Sal ácido: precisa ter ao menos um H+ ionizável provindo da neutralização parcial do ácido de origem. Sal básico: precisa ter ao menos um OH- dissociável provindo da neutralização parcial da base de origem. Sal ácido: NaHCO3, NaHSO4, NaH2PO4, Na2HPO4, KHSO4, etc./span>
Neutralização parcial é uma reação química que ocorre entre um sal e uma base, formando sempre água, um sal hidrogenado ou um sal hidroxilado. Neutralização é a reação química entre um ácido e uma base em que ocorre a produção de um sal simples (apresenta um cátion e um ânion) e água.
Basicamente, a nomenclatura dos sais é realizada escrevendo-se o nome do ânion que veio do ácido, trocando-se a sua terminação, conforme mostrado abaixo, terminando com o nome do cátion que veio da base.