Os defeitos do tubo neural são um tipo específico de defeito congênito do cérebro, da coluna vertebral e/ou da medula espinhal. Os defeitos do tubo neural podem causar lesões nervosas, dificuldades de aprendizagem, paralisia e morte.
O tubo neural forma o sistema nervoso central durante os dias 18 e 26 de gestação. Neste período muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas. Além disso leva algum tempo para que as reservas de ácido fólico sejam repostas. Por isso recomenda-se o seu uso diário por cerca de 3 meses antes de engravidar.
“Na gestação, o folato, como é chamada a vitamina B9 encontrada nos alimentos, é importante para a formação do sistema nervoso do bebê, ajudando no fechamento do tubo neural, uma estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal”, detalha a especialista.
O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: o romboencéfalo, o mesencéfalo e o prosencéfalo. A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderme que se segue à gastrulação.
Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.
A fecundação ocorre ao fim da segunda semana. O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo, tornando-se mais espeso. Aqui começa a trajetória do bebê dentro da barriga da mãe.
O primeiro trimestre da gravidez é repleto de mudanças. O feto está se desenvolvendo rapidamente, formando os principais órgãos do corpo humano como coração, pulmão, fígado, intestino, rins e medula. A gestante também passa por muitas adaptações para manter e nutrir adequadamente essa nova vida.
Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.
Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:
O sangramento de implantação não é muito freqüente e, quando aparece, geralmente é confundido com a menstruação. Esse sangramento é basicamente uma perda de sangue que aparece, em algumas mulheres, quando o embrião é implantado no útero.
Para algumas pessoas, a ovulação vem com um pouco de sangue ou sangramento de escape. Sangramento de escape é qualquer sangramento que ocorra fora da sua menstruação regular. Isso acontece em cerca de 5% a 13% das pessoas que menstruam (5,6). Sangramento de ovulação provavelmente ocorre em 5% das pessoas ou menos (5).
Se a náusea, a sensibilidade das mamas e outros sintomas da gravidez desaparecem de repente após um sangramento vaginal, a chance de o aborto ter ocorrido é grande, indicando que o corpo da mulher retornou ao seu estado habitual, sem os hormônios da gestação.
Pode ser nidação, mas só terá a confirmação após o atraso da menstruação para que você possa fazer o Beta Hcg e confirmar a gravidez.
A nidação, portanto, é o processo de implantação do embrião no útero da mulher. Em média, ela ocorre entre 5 e 12 dias após a fecundação, com o embrião em estágio de blastocisto (para saber mais sobre isso, leia este texto).