Importância das briófitas: Algumas espécies de musgos são conhecidas como turfas, elas ajudam na conservação das encostas, pois absorvem bastante quantidade de umidade, criando um depósito de água, que funciona como combustível, ajudando na qualidade do solo quando estiver seco.
as briófitas por absorverem muita água ,evitam a erosão do solo em locais onde crescem abundamente,assim como os líquens sao indicadores da poluíção ambiental; as briófitas podem ser utilizadas em pesquisas biológicas,farmacéuticas e para extração de essências; As briófitas podem ser cultivadas como ornamentais.
As briófitas são plantas de pequeno porte, sendo um dos fatores que prejudicam seu crescimento a falta de vasos condutores, que impossibilita o transporte de água e nutrientes para distâncias muito longas. Explicação: Além disso, seu corpo é muito delgado, o que também dificulta a sustentação de plantas altas.
- Briófitas: essas plantas não possuem vasos condutores. Assim, o transporte de água e nutrientes ocorre de célula para célula ao longo do corpo do vegetal. ... Esses vasos permitem a condução desses nutrientes por uma longa distância, e assim, plantas desse grupo geralmente alcançam grande porte.
No caso das briófitas, a fase que predomina, tendo maior relevância e duração, é a gametofítica (produtora de gametas); já nas pteridófitas, quem predomina é a fase esporofítica (produtora de esporos). A outra grande diferença entre os grupos se refere aos vasos condutores de seiva.
As plantas avasculares são destituídas de vasos condutores da seiva. ... As plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, possuem vasos condutores de seiva. Dentre os vegetais vasculares há os que possuem sementes e os que não possuem sementes.
As folhas são as fábricas onde a planta produz o seu alimento. ... As flores são muito importantes para as plantas se reproduzirem e formarem outras plantas iguais a elas. Os frutos formam-se após a polinização das flores. No seu interior vão crescer as sementes.
As plantas aquáticas são cada vez mais utilizadas em decorações de casas para dar mais beleza aos ambientes. Conhecidas como hidrófitas, vivem em locais bastante úmidos ou aquáticos contando com espécies submersas e flutuantes. O tamanho e presença de flores podem ser bem diferentes.
As plantas terrestres são as que se desenvolvem em substratos não-submersos, como a terra ou as rochas. Como exemplos de plantas terrestres, temos a palmeira e a samambaia... ... Em botânica, chamam-se aéreas às plantas terrestres ou suas estruturas que se encontram acima do solo.
Algumas plantas conseguem sobreviver em ambientes em q o solo é alagado, com pouco oxigênio para as raízes, e algumas até vivem completamente dentro da água. ... Ou seja, elas podem “prender a respiração” durante toda o dia, usando o oxigênio que já está dentro dela.
Existem muitas espécies vegetais adaptadas para viver no ambiente aquático, tanto dulcícola quanto marinho. ... A modificação mais comum entre as plantas aquáticas é a presença do aerênquima. Este tecido especial é extremamente poroso, preenchido com canais de ar, e pode ocorrer nas folhas, raízes e caule.