O cateter duplo J um dispositivo flexível tubular de 10 cm a 35 cm, do calibre aproximado de uma carga de caneta e que tem a finalidade de garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. A urina pode fluir tanto pelo canal de drenagem interno, quanto pela superfície externa do cateter.
Este tipo de procedimento pode ser indicado tanto para o diagnóstico de alguns problemas cardíacos, como para o tratamento do infarto ou da angina, pois examina o interior dos vasos sanguíneos e do coração, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura ou lesões nestas regiões.
Cateterismo é perigoso? De acordo com Otavio Gebara, por tratar-se de um exame invasivo, as complicações são extremamente raras. Contudo, podem existir complicações no local da punção (hematomas e lesões na artéria), arritmia e infarto do miocárdio.
O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.
Quanto tempo dura o exame? Depende do que será avaliado através do cateterismo. Uma cinecoronariografia leva menos que 30 minutos. Um estudo mais completo, para avaliar valvas cardíacas, pontes de safena, defeitos congênitos, em média levam uma hora.
Como o cateterismo cardíaco é realizado? É um exame invasivo no qual é introduzido um cateter (um tubo comprido, fino e flexível) em uma veia ou artéria. A incisão costuma ser feita na prega interna do cotovelo, punho ou então na virilha.
É comum que sinta dor no braço após passar o efeito da anestesia, porém a dor normalmente é suportável. Caso a dor lhe incomode, você pode tomar um analgésico que esteja acostumado. É comum e aceitável que a região por onde foi feito o exame venha a ficar com um pequeno hematoma (roxo).
Conclusão: Conclui-se que, os cuidados de enfermagem quando realizados de maneira correta no pré e pós cateterismo cardíaco, como consulta de enfermagem, auxilio no controle da ansiedade, exames laboratoriais, curativo compreensivo,averiguação dos sinais vitais e identificação de fatores de riscos, são indispensaveis ...
A angioplastia coronariana é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo do coração, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de catéteres e próteses endovasculares, que realizam a desobstrução das artérias coronárias.