A equede, na maioria das casas, também é chamada de mãe e exerce a função de dama de honra do orixá regente da casa. ... É uma espécie de mãe que atua sempre ao lado do orixá e que também cuida dos objectos pessoais do babalorixá ou ialorixá.
A confirmação de uma ekedi segue o mesmo ritual,ela pode sair vestida numa roupa de baiana carregando no ombro direito uma toalaha branca para enxugar o suor do Orixá quando for preciso.As ekedis são, principalmente,encarregadas de cuidar das roupas dos orixás,de vesti-los,de cuidar deles no barracão e depois acordá- ...
Mesmo seu vestuário se diferencia dos demais membros da casa. Em algumas casas como a Casa Branca, ela se veste com um vestido discreto e não de baiana, usa o fio de contas de seu Santo, e um pano da costa que geralmente é dobrado e posto no ombro. Nesta casa, ela também não tem o hábito de dançar no Xirê dos Orixás.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.
Eles devem ser respeitados por todos, são filhos diretos de uma entidade chefe da casa. Dá se o nome de Ogan a uma pessoa que se submete a grandes obrigações internas de um axé, para se confirmar a um determinado orixá. Têm a obrigação de zelar pelo orixá ao qual for confirmado, especialmente suas obrigações.
Para se tornar ogan a pessoa deve ser escolhida pelo orixá, a partir de um membro que o incorpora ou o quando revelado no jogo de búzios. Normalmente, é uma integrante já muito ativo na comunidade de terreiro, consagrado um mestre.
Ontem, dia 06 de julho foi comemorado "Dia do Ogan"... eles com muito amor... com suas vozes, cantam e tocam para os Orixás, benditas são suas mãos por sobre o atabaque, louvando aos Orixás com muito amor...
Quem tem permissão para tocar o atabaque? Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.
Qual a diferença entre candomblé e umbanda? ... Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.
O Candomblé é uma religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte. A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.
No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme determinação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do axexê inicial.