O período de estudo deve variar entre 2 e 4 horas diárias, a depender de sua disponibilidade. Reserve intervalos de 15 minutos de descanso a cada hora estudada. Este tempo também deve ser calculado, portanto observe sua rotina.
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.
Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.
Uma pessoa organizada, estudando em alto nível, consegue fazer 75% normalmente. Dificilmente você vai além desses 75% de horas líquidas, especialmente se você tiver muitas horas por dia de estudo. Até mesmo para chegar nessas 6 horas líquidas, tive que me organizar muito e, para isso, tive que traçar metas para o dia.
Um aluno médio, como dito, estuda entre 25 e 45 horas por semana dependendo do ponto em que se encontra.
4 horas
“Mas, professor, você ainda não falou em quantas horas eu devo estudar!”. Sim, mas eu precisava explanar um pouco do assunto acima para esclarecer alguns pontos. Sobre a o tempo de estudar para quem trabalha mais de oito horas diárias, eu indico de três a quatro horas de estudo com qualidade.
São 90 por dia, além da redação. É necessário saber controlar o tempo para realizar simulados e descobrir se as suas horas estão sendo bem utilizadas em cada uma das questões. Isso só se consegue por meio de muito treino, que só o estudo antecipado pode proporcionar.
12 horas
Pense em quanto tempo você tem disponível e saiba priorizar o que você vai estudar. Se você tem um ano, é provável que consiga passar por todas as matérias que precisa. Porém, se faltam apenas 4 meses para o Enem, você precisa priorizar aquilo que tem mais dificuldade e o que é mais cobrado no Exame.
O que estudar para Enem 2021?
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia. Já Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.
Para isso, os estudantes podem contar com a plataforma online Kultivi, que oferece aulas gratuitas de todas as disciplinas presentes no Exame Nacional do Ensino Médio. O site oferece videoaulas com professores, materiais de apoio e questões específicas da prova.
Conheça as matérias cobradas em cada prova a seguir:
10+ dicas rápidas para estudar para o ENEM da forma correta
Procurar na internet a resolução desse exercício – no Descomplica, temos todas as questões do Enem 2014, Enem 2015 e Enem 2016 resolvidas em vídeo! Revisar o conteúdo correspondente à cada questão assistindo de novo as aulas e fazendo outros exercícios do mesmo tema. Consultar seus resumos.