As proteínas quinases são enzimas que catalisam a fosforilação de proteínas através da transferência de um grupo fosforila de ATP e, em casos excepcionais, de GTP, para treonina, serina (quinase específica para Ser/Thr) ou resíduos de tirosina (quinase específica para Tyr) (Figura 1).
Transdução de sinal A transdução de sinal é processo através do qual a célula converte e amplifica um sinal extracelular num sinal intracelular que afeta algumas funções celulares. ... As células produzem moléculas sinalizadores como, por exemplo, as hormonas e neurotransmissores.
A transdução do sinal é o termo para o processo que causa sinais químicos e físicos ser transmitido dentro de uma pilha como uma série de eventos moleculars. O processo o mais comum da transdução do sinal é a fosforilação da proteína, onde as proteínas são catalisadas pelas enzimas conhecidas como quinase de proteína.
A transdução de sinal tem mecanismos para ser finalizada Uma vez o sinal ter sido transmitido, a transdução de sinal de ser interrompida. Na terminação do sinal, o recetor e todos os componentes da transdução de sinal são inativados. Esta inativação permite que a célula responda a outros sinais.
Na transdução bacteriana ocorre troca de material genético entre bactérias com a participação de um bacteriófago. A conjugação bacteriana, assim como ocorre na transformação e na transdução, é a passagem de DNA de uma célula doadora para uma receptora.
No processo de transdução, a pele, as estruturas subcutâneas, as articulações e os músculos da periferia do corpo humano fazem um importante papel por possuírem nociceptores que, diferentemente dos receptores somatossensoriais, são simplesmente terminações nervosas livres de neurônios.
Através da transdução de sinais as células reconhecem estímulos e transformam este reconhecimento em uma resposta, geralmente uma mudança na atividade celular.
A sinalização celular é um processo complexo de comunicação existente entre as células. Ele é fundamental para o funcionamento dos organismos multicelulares. ... Esses sinais estimulam a célula a desenvolver uma determinada função, portanto, são essenciais para os organismos multicelulares.
A sinalização celular é a forma como as células conseguem comunicar-se. Durante esse processo, uma molécula sinalizadora é produzida e, então, liga-se à célula-alvo. A sinalização celular é a forma como uma célula comunica-se com outra a partir de sinais por elas emitidos.
A sinalização pode ser dividida em cinco etapas básicas: Transporte da molécula sinalizadora até a célula-alvo; Célula-alvo reconhece a molécula por meio de receptores; Um sinal é emitido; Modificações no metabolismo celular geram uma resposta celular.
Quando as moléculas odoríficas se ligam aos receptores, eles ativam uma proteína G especial, que ativa adenilciclase, que produz AMPc, Esse mensageiro abre canais de sódio especiais desses neurônios, despolarizando-os e levando o impulso nervoso adiante até que o “cheiro” atinja o cérebro.
Tipos de comunicação celular
A comunicação entre eles ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas. A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica.
Tipos de sinapses: a comunicação neuronal. ... Isto é, as sinapses que estiveram mais ativas vão transmitir a informação com maior facilidade. Para que o cérebro funcione de maneira correta, é necessário que os neurônios se comuniquem entre si. Essas interações funcionais entre neurônios são chamadas de sinapses.