Células de purkinje são grandes neurônios, tendo por função transmitir impulsos nervosos até o cerebelo.
As grandes células de Purkinje correspondem à via efetora ou de saída do córtex cerebelar. Seu axônio sai do polo inferior da célula e penetra na camada granulosa a caminho dos núcleos profundos do cerebelo, onde faz uma sinapse do tipo inibitório.
Por exemplo, neurônios especializados chamados células de Purkinje são encontrados em uma região do cérebro conhecida como cerebelo. As células de Purkinje têm uma árvore dendrítica altamente complexa que permite a elas receber - e integrar - um número enorme de inputs sinápticos, como mostrado acima.
As células da glia são vários tipos celulares presentes no sistema nervoso central que, dentre as diversas funções exercidas, ajudam a isolar, apoiar e nutrir os neurônios. As células da glia, células gliais ou neuróglia são diversos tipos celulares presentes no sistema nervoso central.
Células da glia
Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...
Micróglia é um tipo de célula do sistema nervoso central que, entre outros papeis, tem função similar à dos glóbulos brancos na corrente sanguínea. As micróglias fazem a vigilância ativa do tecido cerebral e da medula. ... As micróglias exercem ainda papel nas respostas imunológicas do sistema nervoso.
Quando fármacos de ação sistêmica são administrados por via extra vasculares, a absorção passa a ser um pré-requisito para o efeito terapêutico dos mesmos e a biodisponibilidade passa a ser associada diretamente à qualidade do medicamento (SHARGEL, YO, 2005).
A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.