· Alegria: promove sensação de satisfação pelo convívio com o outro, mantendo a socialização entre as pessoas. Dessa forma, cria e fortalece os laços sociais, o reconhecimento do grupo e aceitação individual. · Tristeza: permite o pensamento reflexivo, reformulação de pensamentos e mudanças de comportamentos.
A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico. A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas.
As emoções são básicas e indispensáveis As emoções favorecem a convivência, a interação e a ação e dizem muito do que somos e pensamos. Conhecer o que você sente e como seu organismo reage é fundamental para aprender a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invadem a todo momento.
As emoções afetam todas as aprendizagens, quanto mais envolvidas forem com elas, mais mobilizadas são as funções cognitivas da atenção, da percepção e da memória, e mais bem geridas e fortes serão as funções executivas de planificação, priorização, monitorização e verificação das respostas41.
Por que a inteligência emocional é tão importante? Pessoas 'emocionalmente inteligentes' são mais confiantes e motivadas, avaliam constantemente suas atitudes e pensamentos, se relacionam de maneira mais equilibrada e conseguem encarar situações difíceis com mais facilidade, possuindo grande capacidade de superação!
A inteligência emocional é a capacidade que temos de compreender e gerir as nossas emoções. ... De acordo com a Rex Huppke, as nossas emoções no local de trabalho podem ter benefícios pragmáticos, como uma melhor cooperação entre os colaboradores e também um ambiente de trabalho mais feliz.
A Inteligência Emocional é a principal ferramenta para construir bons relacionamentos e ambientes favoráveis para a ética profissional. Isso porque, quando você é capaz de lidar com suas emoções, é capaz de compreender as emoções das pessoas ao seu redor.
Com base em Weisinger (2001), que a Inteligência Emocional no contexto organizacional tem por finalidade reduzir o stress, aumentando a satisfação, a eficiência e a competitividade nas organizações por meio das pessoas que estão agregadas nela. ... objetivo de atingir as metas propostas pela organização.
O profissional deve desenvolver sua capacidade de controlar seus impulsos, administrar suas emoções e agir com coerência, sendo inteligente ao direcionar o trabalho, propiciando uma melhoria contínua nos relacionamentos entre os membros da equipe, as partes interessadas e a organização.
Acredita-se que com o auxílio da inteligência emocional os líderes poderão construir relações saudáveis e estratégicas com seus colaboradores, o que pode influenciar positivamente nos resultados das empresas.
Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ser bem-sucedido e ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos de ...
A inteligência emocional permite dar e receber afecto de modo livre, com maior contacto com os sentimentos, e perceber o significado das emoções que se vivenciam diariamente.
A falta de comunicação e os problemas entre indivíduos se sobrepõem a um objetivo comum e a empresa perde em resultados. Portanto, ao investir no relacionamento interpessoal na empresa, você ajudará o seu time a ter o ambiente mais propício para atingir o melhor resultado. Desse modo, todos saem ganhando.
Pondere a exposição dos seus sentimentos Deixar que a ira, o estresse e a raiva consumam suas energias, certamente não lhe fará bem, e com certeza isso poderá afetar várias outras áreas da sua vida, como o seu relacionamento com as pessoas mais próximas e seu desempenho profissional.
As emoções influenciam a forma como as pessoas vêem a empresa, o seu trabalho, o seu relacionamento com os colegas. Elas podem tornar o dia a dia mais leve ou exaustivo. A maturidade emocional permite que os colaboradores administrem suas emoções e as transforme em propulsores de realizações positivas.