Qual a diferença entre metimazol e Tapazol? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ambos são drogas para tratamento de hipertireoidismo, pela maior incidência de efeitos colaterais no uso do propiltiouracil a preferência é dada quase sempre pelo Metimazol ( tapazol), em alguns casos específicos é utilizado propiltiouracil.
Para que serve o remédio metimazol?
Tapazol é um medicamento que tem como substância ativa o Metimazol que serve para o tratamento da tireóide. Ele inibe a absorção de iodo e controla a produção excessiva de hormônios amenizando assim os sintomas do hipertireoidismo.
Quais as reações adversas da metimazol?
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): erupção cutânea, urticária, náusea, vômito, dor de cabeça.
Quais os efeitos de Tapazol?
Reações adversas e efeitos colaterais do Tapazol Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como febre, dor de garganta, redução ou perda de apetite, coceira, dor no quadrante superior direito do abdômen, erupção cutânea, dor de cabeça e mal-estar geral.
O que acontece se não tomar o remédio para hipertireoidismo?
Ficar sem ingerir o medicamento corretamente faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem. Entre os principais sinais do problema estão: cansaço, sonolência, desânimo, aumento do colesterol, inchaço, fragilidade nas unhas e cabelos, irregularidades menstruais, constipação intestinal, entre outros.
Qual o nome genérico do Tapazol?
O tiamazol, substância ativa do Tapazol®, inibe a síntese dos hormônios tireoidianos, sendo assim eficaz no tratamento do hipertireoidismo.
Qual a composição do metimazol?
Comprimido de 10 mg: caixa com 50 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada comprimido de Tapazol 5 mg contém: tiamazol 5 mg excipiente 1 comprimido Excipientes: lactose, talco, estearato de magnésio, amido.
Como acompanhar hipertireoidismo?
O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH.
Como age o metimazol?
O metimazol é a forma ativa do tiamazol e inibe a produção dos hormônios T3 e T4. Esse fármaco atua prejudicando a incorporação de iodo nos resíduos tirosil da tiroglobulina, interferindo assim na formação dos hormônios tireoidianos e na transformação dos resíduos de T4 em T3.
O que acontece se parar de tomar o Tapazol?
No caso em específico do Tapazol, a suspensão inadvertida poderá ocasionar o retorno dos sintomas relacionados ao excesso de hormônio tireoidiano, tais como: fadiga, sudorese excessiva, palpitação, insônia e irritabilidade. Portanto, é recomendado uma avaliação médica.
Quem tem hipertireoidismo pode tomar Tapazol?
Tapazol® é indicado para o tratamento do hipertireoidismo (funcionamento aumentado da tireoide).
Como diagnosticar hipotireoidismo e hipertireoidismo?
O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.