Veículos – Sob denominação de veículo encontramos agrupados: resinas, emulsões e óleo secativos, os veículos são responsáveis pela conversão do estado líquido da tinta ao estado sólido, formando o filme ou película de tinta. ...
Tinta é o nome dado a uma composição química líquida pigmentada, utilizada para proteger e colorir objetos ou superfícies. A tinta sem pigmentos é conhecida como verniz, que deixa a superfície a qual recobre da mesma cor, porém com brilho. ...
A tinta laca é de origem automotiva e, além de ser perfeita para madeira, poder ficar muito bem também em superfícies metálicas ou de vidro. São dois os tipos de tinta laqueada: uma que é à base de água e a outra que é à base de poliuretano.
8ª) O que são tintas plásticas emulsionáveis? ... São tintas que uma resina não solúvel em água ou uma solução de tais resinas em solventes são convertidas em uma emulsão na qual a água é a fase de dispersão ou fase continua.
VERNIZ SPRAY ARTFIX Nas versões Fosco, Brilhante e Semi-Brilho, é próprio para dar acabamento final em pinturas feitas em tela e trabalhos manuais em geral, sobre tintas acrílicas ou a óleo. Depois de seco, deixa sobre o trabalho uma película transparente.
Nos dias muito frios é comum observar-se que o verniz se torna esbranquiçado na aplicação; além disso ele escorre com dificuldade e depois de seco apresenta-se quase sem brilho. Umidade do ar excessiva também pode atrapalhar bastante a qualidade do acabamento.
Somente após o verniz estar totalmente seco é que se deve lixar novamente a madeira, remover o pó e passar a segunda demão de verniz. 6º – O último passo consiste em repetir o passo 5, aplicando a terceira mão de verniz para conferir a peça uma camada ideal de proteção e acabamento.
Apesar de, como referido anteriormente, muitas pessoas utilizarem acetona para amolecer e recuperar vernizes endurecidos com o tempo, esta deixa os vernizes sem brilho e com uma textura muito fina. ... Para usar o óleo de banana como amolecedor de verniz basta pôr algumas gotas do produto no verniz endurecido e mexer bem.
Para um trabalho de acabamento normal, esfregar um pano úmido com água solvente removerá o pó. Um resultado melhor é conseguido com um pano grudento: mergulhe um pedaço de pano em uma mistura de verniz bem diluído com thinner ou aguarrás e deixe que seque até que fique grudento e o verniz não solte do tecido.
Como remover o verniz
faça uma mistura de ½ xícara de sabão em líquido com água morna (4 litros, preferencialmente). Para saber como tirar mancha de verniz, aplique a mistura em um pincel de cerdas macias. Depois, esfregue-o na área desejada e umedeça com pano com água morna.
Ferva nove xícaras de água em uma panela grande; em seguida, meça oito copos de água fervente e coloque-os em outra tigela grande. Adicione 11/2 xícaras de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de vinagre e uma xícara de amônia à água quente; incorpore a mistura de água e amido de milho e misture tudo.
Remova o papel alumínio e use uma espátula para remover o verniz do piso. Raspe o máximo que puder e coloque as raspas sobre a folha de papel alumínio. Todas as espátulas e pincéis que tiveram contato com o tíner precisarão ficar do lado de fora da casa e depois ser jogados fora quando você terminar de usá-los.
Use uma lixa de grão 1000 para nivelar a superfície. Nesse momento, tente remover completamente a descamação, mesmo que seja preciso lixar as áreas que não foram afetadas. Evite aplicar muita força durante a preparação da lataria, se a camada de tinta estiver em bom estado.
Esse é um truque bem simples e rápido: é só colocar um pouquinho de vaselina em algodão e ir passando pela superfície do sapato — é importante sempre usar algo bem macio para não riscar. Deixe a vaselina agir por alguns minutos e depois passe um pano limpo para retirar o produto.