“A diferença é que a calistenia utiliza movimentos naturais do ser humano, sendo o peso do próprio corpo a sobrecarga e não acessórios. No máximo uma barra ou uma prancha são usadas e não existe tempo pré-determinado para a sessão de treino”, explica.
Então, a diferença nos resultados é bem evidente: Calistenia: você tem como resultado um corpo mais magro, tonificado e definido. Adquirindo também equilíbrio e resistência; Academia: com um processo de hipertrofia intenso, há um maior crescimento muscular e o resultado é um maior ganho de massa muscular.
Calistenia (ou “ginástica calistênica” e até “street workout”) é uma forma de treinamento físico em que se utiliza o peso corporal para movimentos acrobáticos e de força. ... A definição acima é da School of Calisthenics, entidade internacional de formadores de calistenia.
O recomendado é sempre executar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar”, explica Barros.
Ao fazer um exercício físico, o praticante deve obedecer a sequência: aquecimento, alongamento e exercício. O aquecimento é fundamental porque prepara o corpo para àquela atividade. Por meio dele, o atleta começa a trabalhar a sua respiração, elevação da temperatura, e pressão arterial.