A Região Centro-Oeste possui uma gastronomia variada. A culinária mato-grossense tem pratos exóticos. A maioria dos pratos típicos é à base de peixe (de água doce). ... Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha.
Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.
Vista como uma das culturas mais ricas do país, a cultura goiana está presente na literatura, arte e principalmente na cultura popular, compondo um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos.
As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas. A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa, realizadas na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento simboliza a busca e a prisão de Cristo.
A faixa etária da população goiana é de 57,8% de adultos (entre 20 a 59 anos de idade), 33% de jovens (população entre 0 a 19 anos) e 9,3% de idosos (mais de 59 anos). Goiás concentra a maior população de adultos na região Centro-Oeste, sendo 42%. A população economicamente ativa em Goiás é 53% (3.
Goiás teve um crescimento da população de 1,4%, o que representa mais de 95 mil novos moradores entre 2019 e 2020. Atualmente, com mais de 7,1 milhões de habitantes, o estado ocupa o 10º lugar do raking dos mais populosos do país.
1789 - Tratado de Madri Em 1750, com o Tratado de Madri, começa a expansão territorial para o interior. São criados Grão-Pará e São Paulo, que posteriormente é dividido e dá origem aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Separou por questões administrativas políticas. Isso aconteceu porque a região norte do antigo Goiás hoje Tocantins estava esquecida não recebia investimentos coisas desse tipo... No ano de 1988 houve a separação.
Dessa forma, em 5 de outubro de 1988, o norte do estado de Goiás foi emancipado, passando a se chamar Tocantins, com sua instalação definitiva ocorrendo em 1º de janeiro de 1989.
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.
Campos Belos
Tocantins
Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do estado....
O ano era 1987. As lideranças souberam aproveitar o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de existência quase secular e pelo qual lutaram muitas gerações: a autonomia política do norte goiano, já batizado Tocantins.
O Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. ... A dificuldade de acesso fez com que os habitantes do norte da região estabelecessem mais vínculos comerciais com os estados vizinhos (Pará e Maranhão) do que com os habitantes do sul.
O Tocantins foi desmembrado do estado do Goiás, ao sul do estado. Ele foi inserido na região Norte porque a vegetação é bastante semelhante à dos outros estados do Norte, como o Pará.
TEODOMIRO BRAGA
I. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de janeiro de 1989.
A composição do Produto Interno Bruto do Tocantins é a seguinte: Agropecuária: 17,8%. Indústria: 24,1%. Serviços: 58,1%.
região norte