Cores: Azul-claro e branco que simbolizam pureza e atraem realização. Características do Orixá: Òsàgiyán (Oxaguian) também era chamado pelos yorubás de Ògìyán e Eléjìgbò (Rei da cidade de Èjìgbò na Nigéria).
sábado
No dia 8 de dezembro celebra-se o dia de Oxum, deusa do amor e prosperidade afro-brasileira. Oxum é a senhora da união, fertilidade e fecundidade, ouro, pedras preciosas e arte da adivinhação através dos Búzios.
Os Orixás e os dias da semana
Sábado é o dia das águas na Umbanda, um dia dedicado as orixás Iemanjá, a Rainha do mar e Oxum, a Rainha dos Rios. Este é um dia perfeito para orações e trabalhos espirituais para questões familiares e assuntos ligados ao amor.
Que o Povo Cigano me traga riquezas, paz, amor e vitórias. Agora e sempre louvarei teu nome Santa Sara Kali e todo o Povo Cigano.
A linha dos ciganos do Oriente trabalha principalmente em processos de curas emocionais e físicas. São seres que conhecem profundamente a astrologia, a quiromancia, tarô, medicinal oriental e a alquimia, por isso atuam como médicos e mágicos espirituais com seus conhecimentos milenares.
Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.
Hoje, calcula-se que existam de 2 a 5 milhões de ciganos no mundo, concentrados principalmente na Europa Central, em países como as Repúblicas Checa e Eslovaca, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Durante as andanças pelo mundo, eles influenciaram a cultura de várias regiões.
Como elementos de trabalho utilizam principalmente o incenso e também lenços, fitas, castanholas, chocalhos, pandeiros, cristais, moedas, o cigarro com filtro ou cigarrilha e suas bebidas podem variar entre vinho, suco de uva, chá ou água mineral.
São cultuados com taças com vinho ou água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, cristais, incensos, pedras energéticas, cores, os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, além de banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.
“Muito usado na dança, como um grito de guerra, a expressão Optchá tem o mesmo significado de Bravo, Olé, Vamos, ou seja, um grito de força”, explica a cigana Jade, do clã Kalderash.
Já falei bastante sobre os ciganos, agora vou lhes dizer como cultuar: Ciganos gostam de frutas doces: maçã, pera, uva, manga, banana, melão, mamão, maçã verde, cereja, etc. A bebida tradicional dos ciganos é o vinho tinto, mas também aceitam vinho branco, licores suaves e espumantes.