O brócolis (Brassica oleracea var. Italica), hortaliça originária do Mediterrâneo, pertence à classe Magnoliopsida, ordem Capparales e família Brassicaceae (Cruciferaceae). No Brasil, além do brócolis, são conhecidas e consumidas outras espécies da família Brassicaceae, como a couve-flor e o repolho.
cabeça
Da família Brassicaceae (ou Cruciferae), o brócolis é uma hortaliça que surgiu na bacia do Mediterrâneo. Nos primórdios de seu surgimento, toda a família de brássicas era conhecida como “brócolis” (que vem de “broto”), incluindo hortaliças como a couve-flor, repolho, entre outras.
Folha de brócolis: Rico em vitamina C e fibras alimentares, as folhas do brócolis beneficiam o sistema imunológico e a saúde do coração, além disso, é boa fonte de flavonóides, um agente antiinflamatório e auxilia na redução os danos na pele e alergias.
Folha de brócolis: Rica em vitamina C e fibras alimentares, as folhas de brócolis beneficiam o sistema imunológico e a saúde do coração. Além disso, é boa fonte de flavonoides, agente anti-inflamatório que auxilia na redução dos danos à pele e alergia.
As folhas e flores fornecem vitaminas (C, K e do complexo B), minerais (cálcio, fósforo e potássio) e boas porções de fibras. O diferencial é o sulforafano, fitoquímico que auxilia no controle do açúcar no sangue, beneficia ossos e coração, apresenta ação antioxidante e é comprovadamente inimigo de tumores.
As folhas verdes são componentes de grande importância na alimentação. Ricas em vitaminas, as folhas nutrem o organismo mesmo com seu baixo valor calórico, e seu alto teor de fibras gera sensação de saciedade que ajuda no processo de emagrecimento e de reeducação alimentar.
- Controla o colesterol: por conter fibras, carotenos e vitamina C na sua composição, comer alface ajuda na redução do colesterol. A vitamina C e o betacaroteno são antioxidantes que evitam a oxidação da substância.
Benefícios da couve-flor