Agora segue os 52 temas escolhidos do ano:
O Plano de aula deve ser feito para o aluno! É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo....AVALIAÇÃO:
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
Escuta, fala, pensamento e imaginação De todos os campos de experiência na educação infantil, esse mostra como a linguagem oral é indispensável para a boa convivência e a compreensão de tudo que acontece ao redor.
O projeto tem como objetivo a construção da identidade do grupo, valorizando a criança e a sua história para então favorecer a interação com o outro e com a professora. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações.
A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós” Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito. Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações.
O que são os campos de experiência da BNCC?
De acordo com o BNCC, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com diferentes grupos sociais e culturais, pois com essas experiências elas poderão ampliar o modo de perceber a si mesmas e o outro, valorizando não só sua identidade mas também as diferenças existentes.
Educação Infantil: 6 planos de atividade para trabalhar os campos de experiência
Sendo assim, o primeiro passo para trabalhar as competências e habilidades da BNCC consiste em estudar e relacionar todos esses elementos da estrutura do documento. Dessa forma, a proposta de cada ano em cada segmento assume um objetivo claro no desenvolvimento das competências gerais dos estudantes.
Uma dica é usar sons produzidos com o próprio corpo ou com objetos. Melodias são sempre bem-vindas e é importante estimular o bebê a acompanhar nem que seja só com balbucios. A apresentação de materiais com cores e texturas diversas também é muito importante.
O Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas” implica essa possibilidade para a Educação Infantil. “Nesse campo, o foco são o convívio e a interação das crianças com diferentes materiais, instrumentos e manifestações expressivas.
O que são os campos de experiência da BNCC?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física.
Confira algumas atividades bastante eficazes que podem ser adotadas pela escola:
O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
5 dicas para ensinar cores às crianças
Essa cor é chamada de secundária, porque veio da mistura de duas cores primárias. Em seguida, peça para lavarem as mãos para tentarem obter uma nova combinação....Essas são as cores que surgirão:
As cores terciárias são geradas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
Cores Secundárias – compostas pela junção de duas cores primárias, a exemplo da cor verde ou laranja. Cores Terciárias – mistura de uma cor primária com uma secundária, como o vermelho-arroxeado. Há duas cores que não cabem nessas classificações, são elas o preto e o branco.
Vermelho, azul e amarelo são as cores puras ou primárias.
As cores primárias são três: vermelho, azul e amarelo. Tempos atrás era ensinado que essas cores são formadas sem a mistura de outras, ou seja, não podem se decompor em demais cores....Cores Complementares
Cores Terciárias
Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária. Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas.
Vamos lá!
O círculo cromático das cores No total, são 12 cores. Três primárias, três secundárias e seis terciárias. Observando o círculo, podemos ver quais são cores complementares: O azul (primária), laranja (secundária), vermelho (primária), verde (secundária), amarelo (primária) e roxo (secundária).