“As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.
Para compreender melhor como funcionam essas classificações, vamos trabalhar com alguns exemplos. Para isso, a seguir, analisamos algumas das rochas mais comuns que encontramos em nosso cotidiano.
Como o próprio nome sugere, estas são formadas a partir do acúmulo de sedimentos e partículas de outras rochas. São muito presentes no solo da Amazônia e em diversos lugares de Mata Atlântica, por exemplo. Para que ocorra o surgimento dessas rochas, são necessários dois processos:
São aquelas que se originam pela agregação de partículas de rochas que se desgastaram. Isso ocorre pelo fato de os agentes intempéricos (água, vento, variações climáticas, etc.) transformarem as rochas gradativamente em pequenas partículas, chamadas de sedimentos (a exemplo da areia da praia). Esses sedimentos podem se acumular em várias camadas e, a depender das condições de temperatura e pressão, se agregarem formando uma composição rochosa coesa, que são as rochas sedimentares. Um exemplo é o calcário.
O arenito é uma das rochas mais abundantes na crosta terrestre. Ele é utilizado principalmente na indústria da construção civil, como material para fazer revestimento, vidro e concreto.
No caso específico da Geografia, a parte da ciência que se preocupa mais fielmente com o estudo das rochas é a “Geologia”, sendo que esta tem como objeto de estudos a formação geológica do planeta Terra, envolvendo, portanto, também o estudo das rochas que o formam.
O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:
A Litosfera, que é a camada sólida mais externa do planeta Terra, por exemplo, é formada de rochas e minerais, as quais são comumente chamadas de “pedras”.
E então, gostou de saber mais sobre a classificação das rochas, um dos principais assuntos cobrados em Geologia? Para aprimorar ainda mais seus estudos e alcançar ótimos resultados, conte com nosso Plano de Estudos!
Assim, facilmente são definidos os elementos da composição de um mineral, pois não são agregados, mas sim homogêneos. Já as rochas são agregados de minerais, o que significa que quando há a união de um ou mais minerais, estes formam as rochas.
As rochas magmáticas, ou seja, aquelas formadas a partir do esfriamento do magma de vulcões, podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a forma como ocorre a cristalização do magma. São elas:
As rochas podem ser entendidas como um agregado sólido que acontece naturalmente. De maneira geral, elas são formadas a partir da união de minerais, compostos químicos resultantes de processos físicos e químicos em ambientes geológicos.
A rocha conhecida como granito é uma das mais utilizadas. Por conta de sua alta compressão e flexão, esse material garante uma firmeza e consistência, sendo excelente para a produção de superfícies, como bancadas de cozinha.
O basalto é uma rocha fundamental para a construção civil, sendo utilizada principalmente na pavimentação de estradas e ruas em diversos países. Ela á classificada como uma rocha ígnea extrusiva (ou vulcânica).
As rochas são constituídas de minerais, no entanto, nem todos os minerais são caracterizados como rochas. Os minerais são, basicamente, compostos naturais sólidos, os quais possuem cor, brilho e uma composição química bem definida e especificada.
Sabemos que a única camada da Terra a apresentar rochas em seu estado sólido é a crosta terrestre. Além do mais, é também sabido que essa camada externa passou pelo processo de consolidação e solidificação de seu material há cerca de 3,8 bilhões de anos. No entanto, a estrutura rochosa que forma o relevo não possui uma composição homogênea, ou seja, apresenta inúmeras variações em termos forma, cor, composição química, estrutura e outros aspectos. Por isso, para melhor entender essa composição, realizamos a classificação das rochas.
As rochas metamórficas são aquelas formadas a partir de dois fatores básicos: temperatura e pressão. O sentido de metamorfismo destas rochas denota uma mudança na forma destas. As rochas metamórficas podem ter sido, em sua origem, tanto magmáticas, quanto sedimentares.
O magma é um material em estado de fusão encontrado nas profundezas da Litosfera. Basicamente, pode-se considerar que o magma seja formado por rochas em estado de fusão no interior da Terra, diferentemente da chamada “lava”, que é o mesmo material, porém quando extravasado em erupções vulcânicas, ou seja, expelido para o exterior da crosta terrestre.
É possível encontrar esse tipo de formação rochosa, por exemplo, no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro ,e na Pedra do Ingá, na Paraíba. Contudo, para além das formações naturais, essa rocha é muito utilizada como brita na construção civil e na pavimentação, além de ser presente em itens estéticos.