Os órgãos públicos estaduais são divididos em: poder executivo, legislativo, judiciário e autônomo estadual ou do Distrito Federal.
As Instituições Públicas são importantes para a organização do Estado e, por diversas vezes, elas são um elo entre a satisfação da população e as ações dos gestores públicos. ... Um sistema eleitoral pode existir isoladamente de outras instituições estatais em razão de sua função específica, que é escolher governantes.
Resposta. As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. Elas possuem uma relação de interdependência, ou seja, não atuam de maneira isolada, e surgem para suprir diversas necessidades humanas.
Resposta. A principal instituição social é tão antiga que estar altamente ligada ao termo de civilização, o Estado, com o intuito de ser um monopólio de força cívico-militar que visasse a proteção de uma comunidade ou nação.
Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. ... Desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade e da democracia, o que decorre por meio de seu poder normativo e coercitivo.
Além destas, a família também é entendida como uma instituição social. De fato, ela é a principal fonte de socialização do indivíduo ao ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais (LASCH, 1991).