O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
Essa ampla variação está ligada à grande quantidade de fatores que influenciam o clima, como as altitudes, as latitudes, a continentalidade, as correntes marinhas, as massas de ar, entre outros. Assim, cada tipo climático possui características específicas de temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.
No mundo existem vários tipos de climas que se diferem de acordo com a localização geográfica, são determinados principalmente pela inclinação solar, ou seja, o modo como os raios incidem na superfície terrestre. ... As médias anuais de temperatura e os índices pluviométricos variam em distintos pontos da Terra.
No começo, tudo no planeta Terra erauma rocha derretida, que depois de algum tempo, virou pedra e formou a superfície terrestre. Naquela época havia muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da terra é composta de vários gases, principalmente o oxigênio, hidrogênio e carbono.
As plantas são responsáveis direta e indiretamente por uma retirada considerável de gás atmosférico. As árvores fornecem um grande reservatório de matéria orgânica, que vem sendo utilizado desde então. A radiação solar aumentou gradualmente ao longo do tempo, também contribuindo para as oscilações na atmosfera.
Geleiras ao redor do mundo estão perdendo gelo, em um processo que se acelera a cada década. O derretimento das geleiras aumentou de 460 mililitros de água líquida nos anos 1990 para 500 nos anos 2000 e 850 mililitros de 2010 a 2018. A perda de gelo leva ao aumento do nível do mar.
Quando o clima começou a mudar? As mudanças climáticas não aconteceram de uma hora para outra. A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, o clima modificou-se.
Existe um consenso de 97% entre a comunidade científica de que este aumento está sendo diretamente causado pelo aumento nos níveis de gases estufa (ou gases do efeito estufa) na atmosfera, decorrentes de atividade humana nos últimos 50 anos.
Todas as atividades humanas – especialmente o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica – geram gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que causam o aquecimento global e as alterações do clima no planeta.
A queima de combustíveis fósseis e as mudanças no uso da terra — incluindo o desmatamento, uso de fertilizantes e agrotóxicos, as queimadas e outras práticas agropecuárias — são as principais fontes de gases estufa.
As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas. ... Assim, as atividades humanas passaram a ter influência importante nas mudanças climáticas.