A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henry Fayol, tem como base a busca por máxima eficiência através da visão do Homem Econômico. Ou seja, considera o ser humano como racional e com focos racionais.
Os clássicos tiveram as ideias originais: eles criaram as primeiras soluções para os problemas dos sistemas produtivos, que a sociedade industrial potencializou. Essas soluções continuam e continuarão a influenciar a prática da administração das organizações, porque os problemas a que se aplicam são atemporais.
Caso contrário, o clima organizacional tende a ficar comprometido, levando à insatisfação por parte de toda a equipe.
O taylorismo é baseado, segundo (ARAÚJO, 2001) em quatro elementos essenciais da administração científica, sendo que o primeiro elemento está relacionado ao aperfeiçoamento e padronização de ferramentas e condições de trabalho, utilizando para tal, normas rígidas. O segundo elemento refere-se à seleção e treinamento de operários de primeira ordem, onde todos aqueles que são incapazes ou se recusam a seguir as novas normas são eliminados. O terceiro elemento está relacionado ao trabalho rápido e de acordo com as normas impostas realizado pelos operários sob vigilância constante, que será recompensado, ou seja, traz o incentivo monetário. Por fim, o último elemento diz respeito à cooperação entre trabalhadores e direção da empresa, que traria benefícios monetários para ambos.
" title="" />
Pensando nisso, elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, que traz o conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto. Você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!
Etzioni considerou que o movimento estruturalista foi o único a preocupar-se com o estudo comparativo das organizações, públicas e privadas, bem como a considerar inevitável e nem sempre indesejável certo conflito e tensão entre o homem e a organização.
A Escola Penal Clássica, também conhecida como Idealista, predominou entre o final do século XVIII e a metade do século XIX, surgindo como uma espécie de reação ao totalitarismo do Estado Absolutista da época e carregando influência do movimento Iluminista.
Lembrando que a eficiência leva à oferta de produtos ou serviços de qualidade empregando menos recursos humanos, materiais e financeiros, o que eleva a lucratividade.
Se por um lado a administração científica tinha como priori a ênfase nas tarefas, a Teoria Clássica enfatiza a estrutura organizacional, constituindo uma pirâmide inversa à forma piramidal da administração científica, sendo de cima para baixo (organização -> departamentos).
A Escola Clássica, de acordo com Maximiano (2017), trata dos avanços na teoria e no exercício da administração no âmbito organizacional ocorridos no século XX. É assim denominada devido à criação e sistematização dos seus conceitos fundamentais, estes, idealizados pelos seus partícipes: Taylor, Ford e Fayol.
Por não ser o foco da pesquisa, não foram relatas todas as teorias administrativas que se tem conhecimento. As teorias administrativas apresentadas de forma resumida buscam mostrar a evolução do pensamento organizacional, que disponibilizaram recursos para uma nova tendência dentro da gestão organizacional.
Fayol constatou isso antes mesmo da ascensão da cultura empreendedora e fez questão de registrar a divisão do trabalho como um princípio essencial para administrar com qualidade.
Graças a essa teoria, a administração de empresas passou a ser vista como uma disciplina que pode ser aprendida e aprimorada por quem se dedicar a ela.
Meu nome é Kleber Furlani sou formado em engenharia mecânica com pós-graduação em gestão de projetos e processos organizacionais. Possuo mais de 30 anos em manufatura e mais de 20 anos em gestão Lean, gestão de processos e gestão do conhecimento. Trabalho para que pessoas e empresas usufruam de todo potencial das técnicas da engenharia de produção.
Outro ponto negativo das trocas sucessivas é a alta rotatividade, que implica no aumento dos gastos com demissões, contratações e integração de novos funcionários.
Deste modo, Fayol tinha uma visão mais ampla do trabalho de “administrar” uma organização. Nesse sentido, o objetivo dele era aumentar a eficiência das empresas através de uma melhor forma de administrá-las. Além disso, enfatizou a análise da função da estrutura organizacional.
Os principais economistas clássicos incluem Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, John Stuart Mill, Johann Heinrich von Thünen e Anne Robert Jacques Turgot.
2 – Escola Clássica de Fayol; 3 – Escola das Relações Humanas de Elton Mayo; 4 – Escola Comportamental; 5 – Escola da Contingência-situação....Notas:
Fayol definiu o que seriam os principais princípios da administração, sendo eles: a divisão do trabalho, a autoridade responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação dos interesses individuais aos gerais, a remuneração do pessoal, a centralização, a cadeia escalar (linha de ...