Temos 12 pares de nervos cranianos, os quais serão citados a seguir:
Os nervos cranianos exercem funções sensitivas e motoras. A função é determinada conforme as estruturas inervadas por cada par. Os 12 pares de nervos cranianos são numerados, em algarismos romanos, em sequência crânio-caudal. Saiba mais sobre o Encéfalo.
O XI par craniano (acessório espinal) é avaliado testando-se os músculos que inerva: No caso do esternocleidomastoideo, pede-se ao paciente para girar a cabeça contra a resistência imposta pela mão do examinador, enquanto este palpa o músculo ativo (oposto ao lado da rotação).
Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurônios situados fora do encéfalo, agrupados para formar gânglios ou situados em periféricos órgãos dos sentidos. ...
O sistema nervoso parassimpático faz parte do sistema nervoso autônomo. É crânio-sacral, ou seja, do crânio emergem nervos cranianos parassimpáticos como o III (nervo oculomotor), VII (nervo facial), IX (nervo glossofaríngeo) e X (nervo vago) pares.
São nervos que se originam da medula espinhal, responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e partes da cabeça. Ao todo, compreendem 31 pares: Oito pares de nervos cervicais, que deixam a coluna na região cervical.
Todos os pares de nervos cranianos originam-se de núcleos no cérebro. Dois deles originam-se do prosencéfalo (olfatório [olfativo] e óptico), um tem o núcleo na medula espinhal (acessório), enquanto os restantes se originam do tronco cerebral.
Nervo olfatório
A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.
VIII- Nervo vestibulococlear não abandona a caixa craniana.
Nervo lombar
O tronco encefálico abriga a maioria dos núcleos dos nervos cranianos, exceto aqueles envolvidos no olfato - nervo olfatório (NC I) - e na visão - nervo óptico (NC II).
Nervo Oculomotor (III) O III par craniano, o Nervo Oculomotor, é um nervo exclusivamente motor, ainda bem que o nome ajuda!
Resposta. Resposta: c) VII (facial), IX (glossofaríngeo) e X (vago). As fibras sensitivas desses nervos fazem sinapse no núcleo solitário.
Os pares de nervos cranianos I e II (nervo olfatório/olfactivo e nervo óptico, respectivamente), embora classificados como nervos cranianos, não são tecnicamente considerados nervos, mas sim prolongamentos do sistema nervoso central. Controle dos movimentos da mastigação (ramo motor);
Nervo oculomotor – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Envio do influxo nervoso para determinada região do organismo. Distribuição dos nervos num órgão, numa estrutura ou numa região do organismo.
Originados na medula espinhal, os nervos raquidianos (nervos espinhais) são nervos mistos que se ramificam ao longo da medula....Eles são compostos por 31 pares, sendo:
Os 31 pares de nervos raquidianos estão distribuídos em:
Existem três tipos de nervos: os sensitivos (aferentes) que levam o estímulo da periferia do corpo até o SNC e motores (eferentes) que trazem a resposta do SNC para músculos ou glândulas. Já os nervos mistos, são sensitivos e motores ao mesmo tempo.