Diagnóstico. Pode-se suspeitar de hipocalcemia em pacientes com manifestações neurológicas características ou arritmias cardíacas, mas geralmente ela é encontrada incidentalmente. A hipocalcemia é diagnosticada por uma concentração plasmática total de cálcio < 8,8 mg/dL (< 2,20 mmol/L).
Causas. A hipocalcemia ocorre com mais frequência quando um excesso de cálcio é perdido na urina ou quando uma quantidade insuficiente de cálcio é movida dos ossos para o sangue.
O paratormônio (hormônio da paratireoide, PTH) é um polipeptídio de 84 aminoácidos secretado pelas células principais da glândula paratireoide, respondendo basicamente a situações de hipocalcemia, ou baixa relação cálcio: fósforo no sangue.
Hipoparatireodismo funcional é caracterizado por uma diminuição da entrada de cálcio para o fluido extracelular do osso, rins e intestino, associado com hipocalcemia e hiperfosfatemia. Nos casos de deficiência de vitamina D ou perda da sensibilidade à vitamina D, a absorção de cálcio do intestino é bem prejudicada.
Os níveis de cálcio no sangue são regulados principalmente por dois hormônios:
Resposta. Resposta: As células parafoliculares da glândula tireoide secretam, entre outros hormônios, a calcitonina, que age na regulação dos níveis de cálcio no sangue e no armazenamento de cálcio nos ossos. ... Os hormônios sexuais são esteroides que interagem com receptores de andrógenos e estrógenos nos vertebrados ...
FUNÇÕES DA VITAMINA D É responsável pela absorção intestinal de fósforo e cálcio, pela mobilização desse último a partir do osso na presença do PTH, e pelo aumento da absorção renal de cálcio, regulando, assim, o metabolismo ósseo.
As paratireoides são glândulas endócrinas que sintetizam o hormônio paratireoidiano, responsável por manter as concentrações de cálcio no sangue em equilíbrio. As paratireoides (para = ao lado) são glândulas endócrinas presentes, normalmente, nos polos superior e inferior da parte dorsal da glândula tireoide.
Hiperparatireoidismo. As glândulas paratireoides liberam o hormônio da paratireoide, que aumenta a absorção do cálcio pelo trato digestivo, faz com que os rins excretem uma quantidade menor de cálcio e faz com que os ossos liberem o cálcio armazenado.
Paratormônio alto: Normalmente é indicativo de hiperparatireoidismo, principalmente se a dosagem de cálcio no sangue estiver elevada. Além do hiperparatireoidismo, o PTH pode estar elevado no caso de insuficiência renal crônica, deficiência de vitamina D e na hipercalciúria.
A importância do cálcio para o organismo é indiscutível, uma vez que ele atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares. O cálcio é um nutriente importante para o funcionamento do corpo, além de ser o mineral em maior quantidade no organismo.
O cálcio é essencial para a mineralização de ossos e dentes e também está envolvido em funções como divisão celular, contração dos músculos, secreção de hormônios e coagulação sanguínea.
Cálcio: Alimentos fontes do mineral – além do leite
Frutas ricas em ferro