Conheça 10 alimentos para fortalecer os dentes.
Alimentos lácteos são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico, que ajudam a combater bactérias e fortalecer os dentes. Salmão tem cálcio e vitamina D, a dupla perfeita para dentes fortes e saudáveis. Os produtos lácteos (leite, iogurte sem gordura) intensificam a remineralização dos dentes e contêm cálcio.
15 alimentos para clarear os dentes naturalmente
Quando se tem a ingestão de uma dieta cariogênica em presença de placa, em pleno potencial metabólico, ocorre uma desmineralização, porém, o processo de remineralização mediado pela saliva, que funciona como um sistema de defesa do organismo, reverte o processo, voltando às condições iniciais, sem nenhum prejuízo para ...
Processo Des-Re: se dá quando o pH do esmalte está abaixo de 5,5 – quando o esmalte mais perde íons cálcio e fosfato do que ganha, ou seja, mais desmineralização. Com a presença do flúor, esse limite de pH crítico do esmalte aumenta para 4,5.
Já para o pH 5,0, considerado crítico para desmineralização do dente, obteve resultados desejáveis, mostrando realmente que quando o pH do meio bucal se reduz em torno de 5,5 há uma considerável desmineralização da HA nos primeiros 15 min de tratamento.
Deste modo, o pH 5,5 é chamado de crítico, pois até este limite o produto iônico das concentrações de Ca e P na saliva da maioria dos indivíduos é maior do que a dos íons em equilíbrio de uma suspensão de HA (10−117).
A saliva ácida é aquela que apresenta um pH abaixo de 4,5. Pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico também podem apresentar alterações no pH da saliva. Nesse caso, além da presença de ácido lático, o ácido clorídrico, vindo do estômago, acaba retornando para a boca e provocando essa condição.
A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).
Consequências da hipossalivação A saliva reflete também o controle do consumo de água pelo organismo, pois quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, manifestando a sede. Observa-se que portadores de hipossalivação severa costumam ingerir mais líquido no decorrer do dia e durante a noite.
Manter-se hidratado, estimular produção de saliva com suco de limão e balas duras e ter uma boa higiene oral também são importantes. O tratamento do inchamento das glândulas salivares varia de acordo com a causa.
Dicas para diminuir a sensação de boca seca
Além disso, o tratamento para boca seca pode ser feito de forma a aumentar a secreção da saliva, como por exemplo:
Como hidratar os lábios?
Lábios secos As causas dos lábios ressecados podem ser consequências de desidratação, queimadura solar, tempo frio ou clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o inferior.
Uma reação alérgica pode fazer com que os lábios inchem. A reação pode ser causada pela sensibilidade a determinados alimentos ou bebidas, medicamentos, produtos cosméticos ou partículas irritantes presentes no ar. Mas, com frequência, a causa do inchaço permanece um mistério.