Existem basicamente cinco Grupos de Processos, são eles: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento. Grupos de processo não são fases do projeto. Grupos de Processos é simplesmente um agrupamento dos processos contidos no PMBoK.
Confira abaixo como funcionam os 5 grupos de processos de gerenciamentos de projetos e como eles podem beneficiar o seu trabalho!
Fases projeto: começo, meio e fim As fases de gerenciamento de projetos são cinco: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramente e encerramento.
Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto. Conheça abaixo os grupos de processos de gerenciamento de projetos.
Embora freqüentemente omitido quando estamos iniciando um projeto, deve haver um procedimento de autorização formal de abertura do mesmo. ... Pode ser chamado de Documento de Definição de Escopo de Projeto, ou de Autorização de Projeto, ou de Project Charter que é denominação internacionalmente mais conhecida.
A gestão (ou gerenciamento) de projetos refere-se a utilização conjunta de conhecimentos, habilidades e metodologias voltadas para execuções eficientes e eficazes de projetos.
Falta de comunicação A comunicação em um projeto é fator de extrema importância e, a falta dela, um dos erros mais graves. Não comunicar corretamente pode ser um dos principais itens que levam projetos ao fracasso. Infelizmente, é fácil encontrar gerentes de projeto que cometem o erro de falar, mas não ouvir.
Perda de marcos (milestones) do projeto; Gasto maior do que o orçado; Retrabalho necessário no desenho da solução; Falta de produtividade do time de projeto.
Conheça os erros mais comuns ao gerenciar projetos e como evitá-los
Os principais fatores que evidenciam o fracasso de um projeto são: Projeto exceder os custos e os prazos; Foram aplicados processos inadequados de gerencia de projetos; Stakeholders insatisfeitos com os resultados alcançados.
Sabendo do efeito da ausência dos processos de gestão efetiva da inovação nas organizações, listamos abaixo as dez causas mais comuns de fracasso em projetos:
Pessoas desmotivadas, falta de controle e organização, desempenho aquém do esperado, comunicação falha e clientes insatisfeitos colocam a perder qualquer projeto, portanto, não deixe de se capacitar e de se cercar das pessoas certas para realizar projetos cada vez mais relevantes e satisfatórios.
Você sabe qual a definição de falha do projeto? Um projeto é considerado um fracasso quando não foi entregue o que era necessário, de acordo com as expectativas. Portanto, para ter sucesso, deve oferecer custo, qualidade e tempo; e deve entregar os benefícios apresentados no business case.
Inexperiência dos gestores do projeto A falta de experiência dos profissionais responsáveis pelo projeto pode gerar um gerenciamento incompetente, uma inabilidade no gerenciamento de custos e uma alocação inadequada de recursos, comprometendo gravemente o gerenciamento e até mesmo a conclusão do projeto.
Um escopo não deve ser uma ferramenta sólida e que não pode se transformar. Em vez disso, o ideal é que ele seja tão flexível quanto o que for necessário e possível durante a execução. Dito isso, um projeto provavelmente vai fracassar se fizer mudanças demais sem nenhum controle, análise e documentação.
Os quatro principais fatores que influenciam os projetos são: tempo, custo, escopo e qualidade.
Os fatores que contribuem para o sucesso em projetos são: Eficiência, impacto no cliente, impacto na equipe, sucesso comercial e preparação para o futuro. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e) Eficiência, impacto no cliente, impacto na equipe, sucesso comercial e preparação para o futuro.
Exemplos genéricos de fatores críticos de sucesso
As variáveis do triângulo de gerência de projeto São eles o escopo, o tempo e o custo. Isto é conhecido também como "triângulo da gerência de projeto", onde cada lado representa uma variável.
Em um projeto estão envolvidos fatores gerenciais, humanos, materiais e financeiros. Trabalha-se com uma série de variáveis, como prazos, expectativas, cronograma, gestão dos recursos, controle, riscos e oportunidades.
O Gerente de projetos é o principal responsável pelo sucesso de um projeto.
São características de um projeto:
Um projeto, em sua melhor definição, é "um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo", segundo o PMBOK (Guia de gerenciamento de projetos). Basicamente, um projeto é um planejamento detalhado com execução de acordo com o previsto para se alcançar um objetivo.
Os 5 principais tipos de projetos
Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa.