O que são os campos de experiência da BNCC?
São priorizados cinco campos de atuação social: campo da vida pessoal, campo das práticas de estudo e pesquisa, campo jornalístico-midiático, campo de atuação na vida pública e o campo artístico-literário.
Os eixos da Educação Infantil
Conheça a seguir quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los em sala de aula:
Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve, nesta etapa, as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:
No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.
Escuta, fala, linguagem e pensamento; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Eixo temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.
Os Eixos Temáticos são o agrupamento de temas que auxiliam na orientação e no planejamento do trabalho, suscitando questões relacionadas à um determinado assunto e o articulando com outros assuntos. Estes Eixos Temáticos não são estanques, pelo contrário, são abertos e estão constantemente em construção.
Existem muitos eixos, mas os mais relevantes são: educação; saúde; segurança; economia e desenvolvimento; meio ambiente e sustentabilidade; cultura e comportamento; ciência e tecnologia; língua, linguagem e comunicação; juventude, infância e terceira idade; minorias sociais e étnicas; e acessibilidade.
O estudante, no ensino fundamental vai construindo seu conhecimento em Educação Física por meio dos eixos temáticos: esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, danças e movimentos expressivos.
O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (conheça as expectativas de aprendizagem).
Magnetismo, eletromagnetismo, ciências, física, ímã, propriedades magnéticas, por que estudar física, bússola, campo magnético, energia elétrica, corrente elétrica.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos: Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas, Atividades rítmicas e expressivas e Conhecimentos sobre o corpo.
Componentes Curriculares
O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.
1-Conhecimento sobre o corpo, 2-Esporte, 3-Jogos, 4-Lutas, 5-Ginástica, 6-Dança.
O conteúdo aborda a relação das crianças com objetos e pessoas como forma de enriquecer o repertório de conhecimento na Educação Infantil. Conviver com outras crianças e adultos de modo a respeitar a diversidade e ampliar o conhecimento de si e do outro é uma das vivências indicadas pela BNCC.
Práticas que podem ser tematizadas Ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbia, funcional, pilates, Reeducação Postural Global (RPG), ioga, tai chi chuan etc.
As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória e compreender situações e estratégias precisam ser desenvolvidas.
Ginástica geral inclui as ações caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras.