O objetivo da lubrificação é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento de componentes de máquinas que se movem uns em relação aos outros. Um lubrificante pode ser qualquer substância que no momento que for colocada entre as superfícies que se movem, alcança os objetivos mencionados.
Considerada um tipo de lubrificação, a lubrificação hidrodinâmica ocorre quando as superfícies em movimento são separadas por uma camada de fluido de espessura apreciável e, em condições ideais, não deverá apresentar desgaste metálico entre as peças.
Lubrificação é o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo separando-as parcialmente ou completamente.
Para que haja formação de película lubrificante, é necessário que o fluído apresente adesividade, para aderir às superfícies e ser arrastada por elas durante o movimento, e coesividade, para que não haja rompimento da película. A propriedade que reúne a adesividade e a coesividade de um fluido é denominada oleosidade.
QUANTIDADE DE GRAXA A SER COLOCADA NO MANCAL:
Por que não usar qualquer óleo Muitas pessoas acham que na lubrificação de um aparelho pode ser usado qualquer tipo de óleo o que não é correto. No local do aparelho onde há muita caloria e se usa óleo deve ser usado o óleo próprio para altas temperaturas.
óleo mineral
Não use óleo singer; é muito bom, lubrifica muito bem, mas por ter pouca viscosidade sai logo, não aguenta uma chuvinha. USE; óleo para transmissão SAE 80-90, como recomendado no manual.