Situado no Planalto Central, Brasília tem um relevo relativamente plano, apresentando leve ondulações em sua extensão territorial. Sua altitude varia entre 1000 e 1200 metros. O ponto mais alto da cidade é o Pico do Roncador, que tem 1341 metros, e está localizado na Serra de Sobradinho.
Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.
Está localizada na região centro -oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como planalto central , Brasília representa um importante patrimônio a ser reconhecido por todos nos cidadãos brasileiros, a cidade que é capital do Brasil.
O atual Distrito Federal foi idealizado por um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional da cidade do Rio de Janeiro para o centro do país.
Distrito federal é o nome de uma divisão administrativa que responde diretamente ao governo central em países que se constituem como federação. Geralmente, é nele que se localiza a capital.
O Distrito Federal não é considerado um estado por não conter municípios, além de ser identificado como um território de caráter autônomo. Localizado na região Centro Oeste do país, abriga a sede do poder Executivo federal, além do Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justiça.
O Estado Federal (República Federativa do Brasil) é que é a pessoa jurídica de direito público internacional. A União, pessoa jurídica de direito público interno, somente é uma das entidades que forma esse todo, o Estado Federal, e que, por determinação constitucional (art.
Sendo um dos componentes do Estado Federal (República Federativa do Brasil), a União do Governo Federal é uma pessoa jurídica de direito público interno, possuindo competências administrativas e legislativas determinadas constitucionalmente e ainda sendo uma entidade federativa totalmente autônoma em relação aos ...
5) Após essas observações, anota-se que as siglas dos vinte e seis estados e do distrito federal são, respectivamente: Acre - AC; Alagoas - AL; Amapá - AP; Amazonas - AM; Bahia - BA; Ceará - CE; Distrito Federal - DF; Espírito Santo - ES; Goiás - GO; Maranhão - MA; Mato Grosso - MT; Mato Grosso do Sul - MS; Minas ...
Explique por que o território brasileiro assim como o de outros países foi dividido em porções menores estados e municípios. Para facilitar o governamento. Não respodi pois já tinha duas pessoas então vai aqui mesmo.
Verificado por especialistas Segundo o Instituto, as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste foram assim divididas pelo fato de possuírem grandes extensões com clima e relevo parecidos, bem como, características culturais que também são importantes para a sua formação.
Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada politicamente em estados, municípios e distritos.
Resposta: Os limites de cada região coincidem com os dos estados que as compõem. Das regiões estabelecidas pelo IBGE.
1. Divisão territorial. "Linhas" traçadas por países (no caso de divisão territorial de nações), por estados (divisão territorial estatal) ou por municípios (divisão territorial municipal) que visam dividir o território (a porção de terra) pertencente a cada um.
Regiões Brasileiras. Você sabia que o Brasil é dividido em cinco regiões? São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada região é formada por estados que possuem características comuns entre si e por isso foram classificados na mesma região.
De acordo com a divisão regional brasileira estabelecida pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui cinco Regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os estados estão distribuídos da seguinte forma: Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil. Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.