Palavras com nh no fim
Dígrafos
Deve ser escrito com ç todas os vocábulos que terminam com “to” ou “tor”. Exemplo: Canto – canção, exceto – exceção, setor – seção, redator – redação. 9. Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”.
G ou J – Quando utilizá-los?
Por que o CE e o CI não possuem cedilha? A cedilha é um sinal diacrítico que serve para mudar a sonoridade da letra C, indicando que ela passa a ter som de [S]. Como junto às vogais E e I, a letra C já possui naturalmente som de [S], o uso do cedilha é desnecessário.
Ç, ç (cê-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino, usada nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, catalão, francês, friulano, occitano e português, como uma variante da letra "c".
O dígrafo Qu é necessário em português porque o k não é original da nossa língua e o C, diante de e e i, faz som de /s/ (e nunca jamais em tempo algum pode receber o cedilha diante de E e I). Para representar o som dos fonemas /k//e/ e /k//i/, o português usa que e qui.
Perceba que a letra K corresponde ao mesmo som do C (como em "casa", "corda" e "curto") ou QU (como em "ketchup"). Logo, ela integra o grupo das consoantes.
Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso....5.
A consoante q só tem realização com a vogal u (qu). ... Em português, é usada para traduzir o som surdo de c que esta consoante não pode representar antes de e ou i. Assim, antes destas vogais, salvo raras excepções, o u não se lê. Quando se lhe segue a ou o, então, a vogal u lê-se.
Resposta. o dígrafo Qu tem som de /k/ e não de Q, e o /u/ não é pronunciado.
quiba, quibe, quicá, quiçá, quicé, quicê, quico, quicó, quiço, quilo, quimo, quina, quino, quipá, quipã, quipo, quiri, quita, quite, quiti, Quito, quiuí, quivi, quixó.