Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Depende de quantos copos d'água você toma. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina. Os rins filtram pouco mais de 100 ml de sangue por minuto. Se houver água de sobra, o rim tira mais água de circulação, você fica apertado mais rápido e o líquido sai mais diluído.
Todo nosso sangue é filtrado várias vezes ao dia. Continuamente, ele chega aos rins pela artéria renal e volta limpo ao coração. Desta forma, todas as toxinas são eliminadas na forma de urina. Quando os rins não funcionam apropriadamente, as toxinas se acumulam no sangue, pois o “filtro” não opera como deveria.
Se os rins não conseguem filtrar as toxinas do sangue, para serem eliminadas pela urina, os resíduos acabam ficando retidos nos tecidos e isso provoca coceiras e, algumas vezes, até formigamentos.
Insuficiência renal aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.
Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir: