Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados para o refinamento do petróleo são: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica. Vejamos cada um desses: 1. Destilação Fracionada: baseada na temperatura de ebulição das frações.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
Entenda como é feita a extração do petróleo do pré-sal A camada do pré-sal fica a cerca de 300 km da costa brasileira. Uma broca penetra cerca de 5.
As condições encontradas para a exploração do petróleo na camada pré-sal apresentam situações como pressão da coluna de água, a acidez e as baixas temperaturas, que podem danificar componentes, prejudicando e encarecendo a extração. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
*O petróleo reservado nas camadas de pré-sal é considerado leve, ou seja, de baixa densidade, sendo igual ou inferior a 0,87. A camada de sal conserva a qualidade do petróleo.
Uma nova técnica computacional, que mescla física e inteligência artificial, desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), promete gerar uma economia milionária na extração de petróleo dos poços do pré-sal.
Quem descobriu o pré-sal? A descoberta do pré-sal no Brasil foi anunciada no ano de 2006 pela Petrobras. Essa empresa estatal confirmou em 2007 a existência de uma grande reserva petrolífera abaixo de uma espessa camada de sal no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Atual situação do pré-sal no Brasil
Pré-sal do Brasil contém 176 bilhões de barris de petróleo e gás, diz estudo.
149 mil quilômetros quadrados
O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal. No final de 2007, foi encontrada uma extensa reserva de petróleo e gás natural nessa camada, em uma faixa que se estende por 800km entre o Espírito Santo e Santa Catarina.
As reservas da camada do Pré-Sal são estimadas em até 43,8 bilhões de barris de óleo recuperável. O montante equivale ao triplo das atuais reservas provadas, segundo Marcelo Gauto, especialista em petróleo, gás e energia.
A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias. ... Para quem não sabe, o petróleo é um importante recurso energético utilizado no mundo nas mais variadas atividades produtivas. Apesar de sua importância econômica, o petróleo não é um recurso natural renovável.
O pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos, no espaço geográfico criado pela separação dos atuais continentes Americano e Africano – como a própria Petrobras explica. Tecnicamente, é a terceira camada abaixo do nível do mar, sob as camadas de pós-sal e sal.
A descoberta do pré-sal representou para o Brasil a autossuficiência em relação ao petróleo, visto que, historicamente, o país sempre necessitou de importá-lo. ... Além de garantir a autossuficiência brasileira, a descoberta do pré-sal também garante que o país resguarde-se em eventuais crises energéticas.
São Paulo – Em mais um leilão sem concorrência, o governo Bolsonaro vendeu apenas uma das cinco áreas do pré-sal oferecidas nesta quinta (7), repetindo o fracasso do primeiro dia do “megaleilão”, ocorrido na quarta-feira anterior.
A descoberta de indícios de petróleo no pré-sal foi anunciada pela Petrobras em 2006. A existência de petróleo na camada pré-sal em todo o campo que viria a ser conhecido como pré-sal foi anunciada pelo ex-diretor da ANP e posteriormente confirmada pela Petrobras em fins de 2006.