O continente africano é o terceiro maior continente do planeta e possui uma diversidade imensa, por isso foi dividido em duas Áfricas: África Mediterrânea e África Subsaariana. Com extensão territorial de aproximadamente 30,2 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do planeta.
O principal critério utilizado nessa regionalização foi o processo de colonização que se realizou no norte da África por grupos islâmicos durante os séculos VII e VIII, o que corroborou para a propagação do Islã e da língua árabe entre os povos dessa região.
O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). O limite natural entre ambas é o deserto do Saara. ... A África Subsaariana, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra.
A regionalização do país tem o objetivo de facilitar os estudos demográficos e trabalhos com indicadores sociais.
A regionalização realizada pelo IBGE é considerada oficial por respeitar vários critérios de divisão, ou seja, fez com que os parâmetros limitantes fossem equiparados de forma com que as futuras pesquisas se tornassem mais fáceis.
Hoje leva-se em conta principalmente o clima, as características físicas e culturais. Mas embora isso seja positivo é necessário ainda levarmos em conta as características econômicas, que dividiriam o Brasil em menos regiões, mas que tornaria mais fácil a compreensão de cada uma.
Resposta. Os critérios utilizados pelo IBGE para dividir o Brasil em regiões de inicio eram os aspectos fisícos como o clima, relevo e as caracteristicas naturais, mas com passar do tempo outros fatores passaram a ser considerados como as ações econômicas do homem suas interações sociais e o modo de vida da população.
Resposta. Explicação: Região Natural, levando em conta apenas a natureza, a vegetação, o clima, a hidrografia, o regime de chuvas.
O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. ... O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras.
Resposta. Explicação: O território brasileiro nos anos 40 era formado por 20 estados e um Distrito Federal (Rio de Janeiro).
Resposta. Com a regionalização do IBGE em 1970, o Brasil recebeu o desenho regional atual. - Foi criada a região Sudeste, composta pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e sendo anexados os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. - A anexação dos estados da Bahia e Sergipe no Nordeste.
Resposta. Para integrar um Brasil descentralizado (que na época caracterizava-se pela economia de arquipélagos), foi instituída a regionalização, que teve como critério, em 1940, os aspectos naturais.
Resposta: A regionalização pelo IBGE admitiu critérios econômicos e naturais, dividindo as regiões brasileiras por possuírem aspectos de rios, matas, formações ecológicas em comum e atividades econômicas comuns também.
O critério utilizado para a realização da regionalização do Espirito Santo foi o mesmo observado em uma variedade de estados, onde por meio desta, as políticas públicas de melhoria em diversos setores pudesse ser mais efetiva.