Os requisitos universais do autocuidado são comuns para todos os seres humanos e incluem a conservação do ar, água, alimentos, eliminação, atividade e descanso, soli- dão e interação social, prevenção de risco e promoção da atividade humana.
O autocuidado é um conjunto de atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Muitas coisas podem ser consideradas como atitudes de autocuidado.
O autocuidado e o cuidado de si estão atrelados ao objetivismo da totalidade, e ao subjetivismo da simultaneidade havendo, para a Enfermagem, a necessidade de se compreender esta herança paradigmática e suas implicações para o cuidado de enfermagem.
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo.
O termo cuidar/cuidado faz parte do vocabulário na vida cotidiana de qualquer pessoa. É utilizado para alertar, para prevenir, para promo- ver a cura, para preservar a vida e ajudar no crescimento e desenvolvi- mento de qualquer ser vivo ou mesmo na preservação de um objeto inanimado.
O cuidado ativa um comportamento de compaixão, de solidariedade, de ajuda, no sentido de promover o bem; no caso das profissões de saúde, visam ao bem-estar do paciente, sua integridade moral e sua dignidade como pessoa. ... E o primeiro sinal de que nos interessamos por uma pessoa é olhar para ela.
A humanização do cui- dado foi interpretada como um processo que visa melhorar o atendimento ao cliente, proporcionando- lhe bem-estar, acolhimento e que envolve interação entre equipe e paciente. O acolhimento é traduzido como o ato de dar proteção e guarida.