O reino animalia ou metazoa, conhecido como reino animal, inclui organismos muito diferentes. Há tipos de animais que medem menos de um milímetro, como muitos rotíferos; mas também há animais que podem alcançar 30 metros, com a baleia azul. Alguns somente vivem em habitats muito específicos, enquanto que outros podem sobreviver até nas condições mais extremas. É o caso dos cavalo-marinho e os tardígrados, respectivamente.
Para formar o nome da família acrescenta-se ao radical do gênero tipo a terminação idae, e para formar a subfamília acrescenta-se ao mesmo radical a terminação inae.
O animal deve ser nomeado com no mínimo dois nomes, sendo que o primeiro nome refere-se ao gênero e o segundo à espécie. O nome deve estar escrito em latim.
O grupo dos anelídeos é constituído por mais de 13.000 espécies conhecidas e conta, como no grupo anterior, com espécies do mar, de água doce e de terra. Dentro da classificação dos animais, estes se tratam de animais segmentados e muito diversos. Existem três classes ou tipos de anelideos: os poliquetos (minhocas marinhas), os oligoquetos (minhocas de terra) e os hirudinomorfos (sanguessugas e outros parasitas).
O filo dos nemátodos é, apesar das aparências, um dos mais diversos dentro da classificação dos animais. Inclui mais de 25.000 espécies de vermes cilíndricos. Estes vermes colonizaram todos os meios e são encontrados em todos os níveis da cadeia trófica. Isto quer dizer que podem ser fitófagos, predadores ou parasitas, sendo estes últimos mais conhecidos.
Os animais, também chamados de metazoários ou membros do reino animal ( animalia ), são seres vivos multicelulares , dotados de mobilidade própria e metabolismo baseado na decomposição bioquímica da matéria orgânica de outros seres vivos . Nisso eles se distinguem, como sabemos, das plantas , imóveis e capazes de sintetizar seus próprios alimentos a partir da matéria inorgânica e da luz solar .
Agora que você sabe tudo sobre o reino animal, a classificação dos animais e os filos do reino animal, talvez possa te interessar este vídeo sobre os maiores animais já encontrados:
Animais vertebrados . São aqueles que possuem coluna vertebral e crânio, nos quais está protegido um sistema nervoso altamente desenvolvido, e que é complementado por um endoesqueleto mais ou menos articulado. Embora sejam uma minoria comparativamente de espécies, são os mais complexos do ponto de vista evolutivo e os maiores, adaptados à vida na terra , na água e no ar . Os vertebrados também são frequentemente chamados de “ craniates ” ( craniata ) e incluem:
A espécie é a unidade básica da classificação biológica. É formada por um grupo de seres que possuem características comuns, e que são diferentes dos seres dos outros grupos.
O grupo dos cordados inclui os organismos mais conhecidos do reino animal, já que é o filo a que pertencem os seres humanos e seus semelhantes. Se caracterizam por possuir um esqueleto interno que percorre todo o comprimento do animal. Este pode ser a notocorda flexível, nos cordados mais primitivos; ou uma coluna vertebral nos vertebrados.
O filo Porífero inclui mais de 9.000 espécies conhecidas. A maioria são marinhas, embora existam uma 50 espécies de água doce. Nos referimos às esponjas, uns animais sésseis que vivem aderidos a um substrato e se alimentam filtrando a água que os rodeia. Suas larvas, no entanto, são móveis e pelágicas, portanto formam parte do plâncton.
Existem também as categorias intermediárias, como subfilo, subespécie, subgênero, subfamília, etc., estas são usadas para demonstrar os graus de parentescos mais próximos.
Todos estes animais possuem apêndices articulados (patas, antenas, asas etc) e um exoesqueleto conhecido como cutícula. Durante seu ciclo de vida, mudam várias vezes a cutícula e muitos apresentam larvas e/ou ninfas. Quando estas são muito diferentes dos adultos, passam por um processo de metamorfose.
Animais invertebrados . Em sentido estrito, são aqueles que não possuem coluna vertebral ou crânio, embora isso se estenda a um esqueleto interno articulado. Eles podem ter exoesqueletos ou outras formas de suporte e defesa corporal, por outro lado. Em geral, os invertebrados são seres evolutivamente mais simples, com estruturas moles e de pequeno porte, entre os quais estão 95% das espécies animais conhecidas. Eles incluem:
A classificação dos animais é muito complexa e inclui tipos de animais tão pequenos que são invisíveis a olho nu, além de serem desconhecidos. Devido à enorme diversidade destes grupos de animais, vamos falar somente dos filos ou tipos de animais mais abundantes e conhecidos. Eles são os seguintes:
Além disso, os animais podem ser tão simples como uma esponja ou tão complexos como os seres humanos. No entanto, todos os tipos de animais estão muito bem adaptados ao seu habitat e, graças a ele, sobreviveram até os dias atuais. Você quer conhecê-los? Não perca este artigo do PeritoAnimal sobre o reino animal: classificação, características e exemplos.
O filo dos equinodermos engloba mais de 7.000 espécies caracterizadas por ter simetria pentarradial. Isto quer dizer que seu corpo pode ser dividido em cinco partes iguais. É fácil de imaginar quando sabemos que tipo de animais são eles: ofiúros, lírios, pepinos, estrelas e ouriços-do-mar.
A 7ª regra consiste a Lei da Prioridade. Quando um animal for nomeado com diferentes nomes, por diferentes autores, adota-se o primeiro nome que foi usado para denominar a espécie.
O filo dos platelmintos contém mais de 20.000 espécies conhecidas como vermes planos. É um dos grupos mais temidos do reino animalia devido à sua frequente condição de parasitas. No entanto, muitos platelmintos são predadores de vida livre. A maioria é hermafrodita e seu tamanho varia entre um milímetro e muitos metros.
Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.
Os animais vertebrados subdividem-se em: mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. Os mamíferos nascem do ventre da mãe alimentando-se do seu leite quando são pequenos.
A maior parte dos répteis são ovíparos. Apenas algumas cobras e lagartos são ovovivíparas. Apresentam fecundação interna, onde o macho introduz os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. O desenvolvimento do embrião ocorre dentro dos ovos, os quais são revestidos por cascas córneas ou calcárias.
Resposta. São animais invertebrados pois não tem vérebras pois são insetos.
Uma forma de acabar com a infestação de lesmas e caramujos africanos é com produtos à base de metaldeído, como o Madelesma Dipil. Deve ser aplicado 5g/m² (uma colher de chá) no solo, entre as plantas onde as lesmas e caramujos africanos procuram ficar durante a noite.
Para eliminar caracóis é necessário fazer uma isca para atraí-los e, depois, eliminá-los mecanicamente. Molhe uma estopa, ou um pano, com cerveja e coloque-o próximo às plantas em que os caracóis costumam aparecer. O indicado é instalar a isca no fim da tarde, pois esses animais têm hábitos noturnos.