O Sol. A estrutura interna do sol é composta pela fotosfera, cromosfera e a coroa. Em seu núcleo são encontrados diversos elementos.
O solo é composto por tres fases: solida (Minerais e materia organica), liquida (Soluçao do solo) e gasosa (Ar).
Um solo possuí camadas horizontais de morfologia diferente entre si. Essas camadas são chamadas de horizontes. Essas camadas, apesar de todos as normas e técnicas, dependem para sua delimitação em campo estritamente dos sentidos do pedólogo.
As cores tendendo ao marrom e mesmo preto no solo indica, na grande maioria das vezes, a presença de matéria orgânica no solo. Os solos normalmente apresentam um gradiente de tons mais escuros na superfície para subsuperfície, isto é devido a maior aporte e presença de matéria orgânica na superfície do solo.
- Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. ... - Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada. - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.
Resposta: Horizonte nada mais é que camadas paralelas a superfície do solo, composta por características morfogenéticas (atributos: físicos, químicos e mineral) suficientemente distintas para individualiza-las.
Solos interzonais - são solos bem desenvolvidos e que estão relacionados com o relevo e fatores externos, são os solossalinos (terrenos alagadiços), grumossolos (que possui presença de argila).
Diferentes camadas Portanto, o perfil do solo é uma seção vertical que se inicia na superfície do solo até chegar à camada de rocha. E como dito, esse perfil pode ser constituído de diversos horizontes do solo, ou seja, as diferentes camadas que o constituem e são formadas pelos processos pedogenéticos.
Os solos evoluídos possuem normalmente várias camadas sobrepostas, designadas por horizontes. Estas camadas são formadas pela acção simultânea de processos físicos, químicos e biológicos e podem distinguir-se entre si através de determinadas propriedades, como por exemplo a cor, a textura e o teor em argilas.
Horizonte hístico É um tipo de horizonte de coloração preta, cinzenta muito escura ou brunada em que predominam características relacionadas ao elevado teor de matéria orgânica.
Horizonte Diagnóstico Corresponde a uma seção do solo que apresenta determinados atributos para fins de classificação do solo. Eles não são sinônimos do horizonte pedogênico A (A1 e A2), uma vez que podem ser mais estreitos que o A1 ou incluir todo o A e parte(s) do B.